sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A ausencia dos pais interfere na educação


FAUSTINO, Laura Maria Pinho.
RESENDE, Creuza de Souza.
PAIÃO, Silvia Isabel Souza.
ARRUDA, Iza Rosa Moraes de


            Hoje, os pais  trabalham  fora, ausenta-se diariamente, em consequência disso, os filhos vão cada vez mais cedo para a escola, ainda na época da educação familiar, o que acaba culminando na indisciplina e na falta de limites, provenientes do aluno, pois sabe-se que a criança vai para a escola para que a mesma lhe forneça a educação e/ou a criação, ocorre à inversão de papeis, antes o que era um dever dos pais, passou ou pensa-se que passou, a ser dever, prioridade da escola.
            Nos dias de hoje, um dos maiores problemas na educação dos filhos é a ausência do pai. A educação, para ser equilibrada, necessita dos dois progenitores. A presença paterna na família é diferente e complementar à materna. A falta de um modelo na educação, masculino ou feminino, implica quase sempre um desequilíbrio naquele que é educado. Será que os professores estão preparados para tal responsabilidade? A grande maioria dos docentes não recebeu em sua formação aulas de capacitação para exercer o papel de formação de personalidade, isso sempre foi dever dos pais, por isso, o resultado das relações escolares é tão catastrófico. A figura de autoridade não se constitui de uma forma efetiva com o excesso de trabalho, por exemplo, e os pais pecam sua ausência compensando em bens materiais aos seus filhos.
            Tudo tem seu momento, e ainda sim a formação da personalidade é papel dos pais, ou melhor, é uma parceria entre pais e escola/educador, um não na hora exata, não faz mal a ninguém, pelo contrário, faz com que a criança compreenda que sua liberdade termina quando começa a liberdade do outro e vice-versa. É necessário que os pais façam valer seus direitos e deveres como educadores e disciplinadores de seus lares e também o primordial papel de ensinar valores, hoje quase extintos.
             Pensar na construção de limites, hoje, é possibilitar a criança o exercício da autonomia para se expressar, e de sensibilidade ao outro para acolher diferentes opiniões e sentimentos.
            Na educação dos filhos os dois, pai e mãe tem a rotina ou a forma como a família está estruturada exige que os pais encarem como desafio o que deveria ser uma obrigação, tornar-se presente na vida dos filhos. A ausencia se transforma em culpa, para os pais que não conseguem dar atenção adequada de que os filhos necessitam e, assim o filhos se sentem sozinhos e rejeitados pelos pais. A ausência traz danos em qualquer circunstâncias, mas a idade e o motiva são elementos chave. A falta de competência dos pais delega outros papéis para a escola. Por este motivo, a escola além de informar, tem que complementar uma educação que deveria vir de casa.


TIBA, Içami. Disciplina: limite na medida certa. Novos Paradigmas, Integrare Editora, 80ª ed., 2008;

Palavras-Chave: Disciplina; Valores; Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário