quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O ensino da Arte no Ensino Fundamental



FRANÇA, Emanuele Corrêa de.
FRANÇA, Maria José Corrêa de.
FRANÇA, Gisely Corrêa de.
COSTA, Luiza Maria.

          Ao entrar na escola as crianças já possuem uma série de contatos com a arte. Porém, aprender arte, isto é, aprender na disciplina de Arte consiste em desenvolver um próprio trajeto de criação, expressão, apreciação e reflexão dos trabalhos artísticos. Este trajeto por sua vez é sustentado pelas interações proporcionadas na escola.
          O ato de ensinar Arte deve estar de acordo com a capacidade cognitiva do aluno, deixando ele livre para construir seus conhecimentos artísticos a partir de uma integração entre as informações sobre a produção histórica e cultural da arte e as suas intenções peculiares para isso é imprescindível à associação de características lúdicas as aulas de Arte.        Tomando essa postura o professor estará mediando e orientado o contato sistemático do aluno com os trabalhos artísticos sem tomar-lhe a autonomia do seu desenvolvimento e de sua aprendizagem.
          No âmbito da produção artística envolvem-se as criações grupais e as individuais, ambas são ações enriquecedoras para o aluno, que tem assim a oportunidade de fortalecer o seu conceito de grupo sem desvincular-se de seu percurso de criação individual.     È importante ressaltar que a produção artística proporcionada nas aulas de Arte não é exclusivamente responsável pela consciência criadora do aluno, pois esta se fortalece também através das habilidades relativas à percepção estética. Uma vez que os alunos das séries iniciais demonstram interesse na produção cultural de arte, mesmo sem reais aspirações de adequação aos padrões artísticos adultos. O ensino de Arte deve proporcionar a aprendizagem do aluno nos planos perceptivo, imaginativo e produtivo.

FERRAZ, Maria Heloísa C. de T; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Arte na Educação Escolar. In: PIMENTA, Selma Garrido, LIBÂNEO, José Carlos (coordenadores) Coleção Magistério 2º. Série Formação Geral. São Paulo: Cortez, 1993.p.51 à 61.

Palavras-Chave: Arte, Ensino; Criação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário