sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A importância do Lúdico na Educação


FAUSTINO, Laura Maria Pinho
RESENDE, Creuza de Souza
BARROS, Beatriz Regina de
PAIÃO, Silvia Isabel Souza.

            A maioria das escolas tem restringindo as atividades lúdicas a exercícios repetidos de discriminação viso- motora e auditiva, através do uso de brinquedos, desenhos coloridos, músicas ritmadas, ou seja, atividades já preestabelecidas e que chamam pouca atenção das crianças.  É fundamental que se assegure à criança o tempo e os espaços apropriados para que o caráter lúdico do lazer seja vivenciado com intensidade capaz de formar a base sólida para a criatividade e a participação cultural. 
            É papel da educação, formar pessoas critica e criativas, que criem, inventem, descubram, que sejam capazes de construir conhecimento e realizar diferentes relações entre as situações vivenciadas e as brincadeiras.  Nesse sentido a educação deve trabalhar a criança, tomando como ponto de partida que esta é um ser com características individuais e que precisa de estímulos, para crescer criativa, inventiva e acima de tudo crítica.
            O lúdico aplicado à prática pedagógica não apenas contribui para a aprendizagem da criança, como possibilita ao educador tornar suas aulas mais dinâmicas e prazerosas.   O educador precisa ser capaz de respeitar e nutrir o interesse da criança, dando-lhe possibilidades para que envolva em seu processo, ou do contrário perde-se a riqueza que o lúdico representa. Neste sentido é responsabilidade do educador, ajudar a criança a ampliar de fato, as suas possibilidades de ação. Proporcionando à criança brincadeiras que possam contribuir para o seu desenvolvimento psicossocial e consequentemente para a sua educação.
            A atividade lúdica é espontânea, e prazerosa, portanto, deve-ser usada na escola, pois é do interesse da criança, assim contribui para motivar as mesmas para o aprendizado. Outro autor que muito contribuiu para inserir a prática lúdica nas escolas foi Froebel, conhecido como o pai do jardim da infância, com ele se fortalecem os métodos lúdicos na educação. O grande educador faz do jogo uma arte, um admirável instrumento para promover a educação para as crianças.
            Os brinquedos e jogos são reconhecidos por educadores como fator importante na educação, uma vez que, o brinquedo é oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e aprimora habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e atenção. Partindo de concepções teóricas de que a criança tem sua curiosidade despertada por jogos e brincadeiras e por meio deles se relaciona com o meio físico e social, de modo a ampliar seus conhecimentos, desenvolver habilidades motoras, cognitivas e linguísticas, a escola deve considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento dos alunos. O educador exerce considerável função nesse processo, pois é quem vai direcioná-lo, sendo mediador e propondo atividades que estimulem o aluno em sala de aula.


MOYLES, Janet; VERONESE, Maria Adriana Veríssimo. A Excelência do Brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Palavras-Chave:  Lúdico;  Criança;  Brincar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário