sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Objeto de estudo da Didática


GUABIRABA, Tais Ramos
MORETE, Márcia Jorge Ferreira Melo
BORGES, Márcia Regina de Campos
RIBEIRO, Deusamar Santos.

A didática se caracteriza como uma reflexão constante dos fenômenos que ocorrem no ambiente escolar. Ela pensa sobre o ensino-aprendizagem, sobre a relação professor-aluno, sobre a forma como a escola está organizada, sobre a formação de professores, sobre a relação da escola com a sociedade, etc. Ela tem apoio de outras ciências como a Psicologia, a Sociologia, a Filosofia, a Antropologia e Política dentre outras mais que podem contribuir com esta reflexão.
A principal característica da didática é o seu compromisso com o processo de ensino-aprendizagem, vendo a necessidade do desenvolvimento da pessoa nos seus aspectos afetivo, cognitivo, social e motor. Para tanto, a didática oferece ao professor todo suporte para que esses aspectos do desenvolvimento sejam contemplados, para que isso aconteça é necessário que o professor se empenhe no seu trabalho e busque se capacitar, refletir sobre sua prática num processo de auto-avaliação constante.
A didática no decorrer da história foi sofrendo algumas transformações referentes ao seu modo, seu objetivo e suas concepções. Foi passando de uma Pedagogia restritiva, baseada na transmissão de saber, da disciplina, no controle do comportamento e do pensamento para uma didática com um caráter mais político, crítico, que procura desenvolver a autonomia e o crescimento pessoal. Enfim, a própria concepção de didática foi sendo refletida e avaliada durante todos esses anos, num processo de renovação e reconstrução com o objetivo de atender as exigências históricas.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (coor). Didática: Uma retrospectiva histórica. In: LOPES, Antonia Osima (colab.) (ET. AL). Repensando a didática. 5ª edição. Campinas, SP: Papirus, 1991.

Palavras-Chave: Didática; Ensino-aprendizagem; Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário