GUABIRABA,
Tais Ramos
MORETE,
Márcia Jorge Ferreira Melo
BORGES,
Márcia Regina de Campos
RIBEIRO,
Deusamar Santos.
A didática se caracteriza como uma
reflexão constante dos fenômenos que ocorrem no ambiente escolar. Ela pensa
sobre o ensino-aprendizagem, sobre a relação professor-aluno, sobre a forma
como a escola está organizada, sobre a formação de professores, sobre a relação
da escola com a sociedade, etc. Ela tem apoio de outras ciências como a
Psicologia, a Sociologia, a Filosofia, a Antropologia e Política dentre outras
mais que podem contribuir com esta reflexão.
A principal característica da
didática é o seu compromisso com o processo de ensino-aprendizagem, vendo a
necessidade do desenvolvimento da pessoa nos seus aspectos afetivo, cognitivo,
social e motor. Para tanto, a didática oferece ao professor todo suporte para
que esses aspectos do desenvolvimento sejam contemplados, para que isso
aconteça é necessário que o professor se empenhe no seu trabalho e busque se
capacitar, refletir sobre sua prática num processo de auto-avaliação constante.
A didática no decorrer da história
foi sofrendo algumas transformações referentes ao seu modo, seu objetivo e suas
concepções. Foi passando de uma Pedagogia restritiva, baseada na transmissão de
saber, da disciplina, no controle do comportamento e do pensamento para uma
didática com um caráter mais político, crítico, que procura desenvolver a
autonomia e o crescimento pessoal. Enfim, a própria concepção de didática foi
sendo refletida e avaliada durante todos esses anos, num processo de renovação
e reconstrução com o objetivo de atender as exigências históricas.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro
(coor). Didática: Uma retrospectiva
histórica. In: LOPES, Antonia Osima (colab.) (ET. AL). Repensando a
didática. 5ª edição. Campinas, SP: Papirus, 1991.
Palavras-Chave: Didática; Ensino-aprendizagem; Escola.
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