sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O trabalho do Educador


SOUZA, Claudia Aguiar de Souza
POPOVICCE, Ana Maria
ARRUDA, Rita Rosa de
RIBEIRO, Deusamar Santos.

          O trabalho de educador requer alguns sacrifícios que exigem certa dedicação, entrega verdadeira de si na realidade que vai trabalhar e vontade de fazer o melhor sempre, isto deve estar claro na mente de todo professor, senão, na primeira dificuldade que surgir ele vai se desencantar e desistir de fazer um bom trabalho. Porém, todos os obstáculos presentes no ambiente escolar, podem ser amenizados desde que o professor adote uma postura de compromisso e responsabilidade com o que faze e vive. Todos estes problemas enfrentados na escola são reflexos da sociedade e resultado de um grande conflito pluricultural e étnico existente, diante desta diversidade de pensamento, comportamento o professor deve trabalhar de uma forma a atender a todas as especificidades. Mas para que isso aconteça seu trabalho precisa estar intencionado nesta direção, ele tem que se envolver com os seus alunos conhecê-los e manter uma relação de troca com eles.
Além de tudo isto, o educador precisa ter uma consciência política e crítica, para melhor compreender os fatos sociais e possa agir criticamente na sociedade exercendo sua cidadania, e o mais importante, que ajude a desenvolver nos seus alunos esses pensamento crítico e a autonomia. Assim é necessário a reflexão constante, essa prática é o ponto chave do desenvolvimento de um bom trabalho escolar. As teorias da didática subsidiam o professor em toda sua prática educativa, mas ela só vai melhorar de fato sua postura, se o professor estiver aberto e disposto a se empenhar no seu trabalho, procurar se auto-avaliar e se aprimorar cada vez mais numa constante reconstrução do saber e de sua concepção de ensino-aprendizagem, em busca de propiciar ao seu aluno e a si mesmo e desenvolvimento pleno de suas capacidades/habilidades.

ALVES, Rubem. O preparo do educador. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.) et al. O educador: vida e morte. 10ª ed. Rio de Janeiro: 1992, p. 13-28.

Palavras-Chave: Educador; Reflexão; Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário