SOUZA,
Claudia Aguiar de Souza
POPOVICCE,
Ana Maria
ARRUDA,
Rita Rosa de
RIBEIRO,
Deusamar Santos.
O
trabalho de educador requer alguns sacrifícios que exigem certa dedicação,
entrega verdadeira de si na realidade que vai trabalhar e vontade de fazer o
melhor sempre, isto deve estar claro na mente de todo professor, senão, na
primeira dificuldade que surgir ele vai se desencantar e desistir de fazer um
bom trabalho. Porém, todos os obstáculos presentes no ambiente escolar, podem
ser amenizados desde que o professor adote uma postura de compromisso e
responsabilidade com o que faze e vive. Todos estes problemas enfrentados na
escola são reflexos da sociedade e resultado de um grande conflito
pluricultural e étnico existente, diante desta diversidade de pensamento,
comportamento o professor deve trabalhar de uma forma a atender a todas as
especificidades. Mas para que isso aconteça seu trabalho precisa estar intencionado
nesta direção, ele tem que se envolver com os seus alunos conhecê-los e manter
uma relação de troca com eles.
Além de tudo isto, o educador
precisa ter uma consciência política e crítica, para melhor compreender os
fatos sociais e possa agir criticamente na sociedade exercendo sua cidadania, e
o mais importante, que ajude a desenvolver nos seus alunos esses pensamento
crítico e a autonomia. Assim é necessário a reflexão constante, essa prática é
o ponto chave do desenvolvimento de um bom trabalho escolar. As teorias da
didática subsidiam o professor em toda sua prática educativa, mas ela só vai
melhorar de fato sua postura, se o professor estiver aberto e disposto a se
empenhar no seu trabalho, procurar se auto-avaliar e se aprimorar cada vez mais
numa constante reconstrução do saber e de sua concepção de ensino-aprendizagem,
em busca de propiciar ao seu aluno e a si mesmo e desenvolvimento pleno de suas
capacidades/habilidades.
ALVES,
Rubem. O preparo do educador. In:
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.) et al. O educador: vida e morte. 10ª ed. Rio
de Janeiro: 1992, p. 13-28.
Palavras-Chave: Educador; Reflexão; Trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário