sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Leitura e Escrita na sociedade


ALMEIDA, Valtenia de
CAMPOS, Rosalice Gonçalves
SOUZA, Rozani Maria de França
OLIVEIRA, Mara Marques de.

Nós vivemos em uma sociedade grafocêntrica, neste sentido mesmo antes de as crianças entrarem na escola elas já estão em contato com a escrita e com leitura. Com a escrita quando em contato com rótulos reconhecem que as letras têm uma forma própria diferente dos desenhos e dos números. Com a leitura quando também em contato com rótulos, propagandas, desenhos e etc. reconhecem e compreendem o seu significado.
Assim, percebe-se que a leitura e a escrita começam a fazer parte do imaginário infantil desde muito cedo. De acordo com as teorias de Vygtsky a criança vai construindo seu pensamento representativo na medida em que aprende a falar, ou seja, todo esse mundo de símbolo faz parte da sua vida e a partir deles e de sua vivência atribui-lhes significados.
Já no processo de aprendizagem da escrita é importante considerar que para a criança essa aprendizagem não é linear sofre evoluções e involuções, mas isto significa que ela está assimilando os conhecimentos novos às suas estruturas. A sua escrita passa de “rabiscos não diferenciados para signos” (MATENCIO, 1994, p. 36). E aos poucos as grafias que feitas aleatoriamente vão sendo associadas com sua fonética, até que se concretize o processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Neste sentido o ensino da escrita e leitura deve vir acompanhado de significado e sentido para quem aprende, deve vir dotado de muita realidade, ou seja, a vida social deve entrar na escola, uma vez que, os alunos estão sendo preparados para viverem e agirem nesta vida. . Vida da qual muitas vezes eles se tornam alheios, por não saberem como agir em determinados contextos. É isto que a escola deve evitar, ela deve capacitar o aluno para se movimentar em qualquer contexto social sem constrangimento.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Leitura, Produção de Textos e a Escola: reflexões sobre o processo de letramento. Campinas-SP: Mercado de Letras, 1994.

Palavras-Chave: Leitura; Escrita; Sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário