ALMEIDA,
Valtenia de
CAMPOS,
Rosalice Gonçalves
SOUZA, Rozani
Maria de França
OLIVEIRA, Mara
Marques de.
Nós vivemos em uma sociedade
grafocêntrica, neste sentido mesmo antes de as crianças entrarem na escola elas
já estão em contato com a escrita e com leitura. Com a escrita quando em
contato com rótulos reconhecem que as letras têm uma forma própria diferente
dos desenhos e dos números. Com a leitura quando também em contato com rótulos,
propagandas, desenhos e etc. reconhecem e compreendem o seu significado.
Assim, percebe-se que a leitura e a
escrita começam a fazer parte do imaginário infantil desde muito cedo. De
acordo com as teorias de Vygtsky a criança vai construindo seu pensamento
representativo na medida em que aprende a falar, ou seja, todo esse mundo de
símbolo faz parte da sua vida e a partir deles e de sua vivência atribui-lhes
significados.
Já no processo de aprendizagem da
escrita é importante considerar que para a criança essa aprendizagem não é
linear sofre evoluções e involuções, mas isto significa que ela está
assimilando os conhecimentos novos às suas estruturas. A sua escrita passa de
“rabiscos não diferenciados para signos” (MATENCIO, 1994, p. 36). E aos poucos
as grafias que feitas aleatoriamente vão sendo associadas com sua fonética, até
que se concretize o processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Neste sentido o ensino da escrita e
leitura deve vir acompanhado de significado e sentido para quem aprende, deve
vir dotado de muita realidade, ou seja, a vida social deve entrar na escola,
uma vez que, os alunos estão sendo preparados para viverem e agirem nesta vida.
. Vida da qual muitas vezes eles se tornam alheios, por não saberem como agir
em determinados contextos. É isto que a escola deve evitar, ela deve capacitar
o aluno para se movimentar em qualquer contexto social sem constrangimento.
MATENCIO, Maria de Lourdes
Meirelles. Leitura, Produção de Textos e
a Escola: reflexões sobre o processo de letramento. Campinas-SP: Mercado de
Letras, 1994.
Palavras-Chave: Leitura; Escrita; Sociedade.
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