sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A construção do conhecimento na perspectiva de Piaget


SOUZA, Claudia Aguiar de Souza
POPOVICCE, Ana Maria
ARRUDA, Rita Rosa de
OLIVEIRA, Mara Marques de.


Muitas pesquisas tem demonstrado que apesar de as crianças apresentarem características semelhantes ao adulto também possuem algumas que o diferenciam. Segundo Piaget, eles são semelhantes quanto à funcionalidade e diferentes quanto a estruturas. Funcionalmente falando, tanto o adulto quanto a criança precisam passar pelo processo de assimilação e acomodação para que haja a aprendizagem. E com relação à estrutura, os adultos já possuem todas as estruturas necessárias desenvolvidas, uma vez que a criança vai desenvolvendo-as de acordo com seus estágios de desenvolvimento.
            Essas diferenças e semelhanças têm sido comumente invertidas pela escola tradicional. Na semelhança ela a vê como diferença, quando se trata da assimilação/acomodação, pois desconsidera todo conhecimento já assimilado pela criança, vendo-a enquanto uma tabula rasa. E a diferença vê como semelhança ao desconsiderar os estágios de desenvolvimento da criança, ensinando-a da mesma forma e com as mesmas ferramentas que se ensina um adulto.
            Em contrapartida a essa concepção tradicional surge o construtivismo que concebe o conhecimento com resultado da interação entre sujeito e objeto, numa relação dialética. Isso acontece por meio do processo de assimilação e acomodação. No primeiro, há uma interpretação do objeto realizada pelo sujeito. No segundo, há uma ressignificação daquela interpretação já assimilada. Assim na assimilação há uma transformação objetiva em que o sujeito transforma/interpreta o objeto. E na acomodação há uma transformação subjetiva em que a transformação ocorre no sujeito que atribui novo significado/sentido ao que já sabia.
Neste sentido é necessário que haja uma mudança de postura e de concepção desses professores, só que isso só acontece na medida em que eles reflitam sobre sua prática e se apoderem da teoria. Teoria essa, que percebe e entenda o conhecimento como resultado da interação entre sujeito e objeto.

BECKER, Fernando. O que é construtivismo? Desenvolvimento e Aprendizagem Sob o Enfoque da Psicologia II. UFRGS – PEAD 2009/1.

Palavras-Chave: Conhecimento; Criança; Adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário