SOUZA,
Claudia Aguiar de Souza
POPOVICCE,
Ana Maria
ARRUDA,
Rita Rosa de
OLIVEIRA, Mara
Marques de.
Muitas pesquisas tem demonstrado que
apesar de as crianças apresentarem características semelhantes ao adulto também
possuem algumas que o diferenciam. Segundo Piaget, eles são semelhantes quanto
à funcionalidade e diferentes quanto a estruturas. Funcionalmente falando,
tanto o adulto quanto a criança precisam passar pelo processo de assimilação e
acomodação para que haja a aprendizagem. E com relação à estrutura, os adultos
já possuem todas as estruturas necessárias desenvolvidas, uma vez que a criança
vai desenvolvendo-as de acordo com seus estágios de desenvolvimento.
Essas
diferenças e semelhanças têm sido comumente invertidas pela escola tradicional.
Na semelhança ela a vê como diferença, quando se trata da
assimilação/acomodação, pois desconsidera todo conhecimento já assimilado pela
criança, vendo-a enquanto uma tabula rasa. E a diferença vê como semelhança ao
desconsiderar os estágios de desenvolvimento da criança, ensinando-a da mesma
forma e com as mesmas ferramentas que se ensina um adulto.
Em
contrapartida a essa concepção tradicional surge o construtivismo que concebe o
conhecimento com resultado da interação entre sujeito e objeto, numa relação
dialética. Isso acontece por meio do processo de assimilação e acomodação. No
primeiro, há uma interpretação do objeto realizada pelo sujeito. No segundo, há
uma ressignificação daquela interpretação já assimilada. Assim na assimilação
há uma transformação objetiva em que o sujeito transforma/interpreta o objeto.
E na acomodação há uma transformação subjetiva em que a transformação ocorre no
sujeito que atribui novo significado/sentido ao que já sabia.
Neste sentido é necessário que haja
uma mudança de postura e de concepção desses professores, só que isso só
acontece na medida em que eles reflitam sobre sua prática e se apoderem da
teoria. Teoria essa, que percebe e entenda o conhecimento como resultado da
interação entre sujeito e objeto.
BECKER, Fernando. O que é construtivismo? Desenvolvimento
e Aprendizagem Sob o Enfoque da Psicologia II. UFRGS – PEAD 2009/1.
Palavras-Chave: Conhecimento; Criança; Adulto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário