sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O trabalho com as operações matemáticas


SILVA, Delma Letícia.
SANTOS, Cristina Aparecida dos
OLIVEIRA, Nery Maria da
ALMEIDA, Cristina de Jesus Araújo.



          O trabalho com as operações matemáticas é comumente tratado como se fosse uma coleção de fatos. Em que, por meio, da repetição de técnicas a criança memorize e reproduza resultados corretos. Essa situação não exige que a criança faça a relação mental necessária para chegar ao significado de subtração, pois impossibilita que ela crie sua própria técnica, ou seja, seu próprio raciocínio. E ainda trabalha-se as operações de forma isolada.          O trabalho com subtração na 1ª série é mais complicado porque neste momento do desenvolvimento, as crianças não conseguem pensar no aspecto negativo. Elas pensam positivamente porque é uma forma de satisfazerem uma necessidade, mesmo porque nesta idade elas não gostam de perder.
          Seja qual for a operação a ser ensinada pelo professor, deve ser levado em consideração o contexto, ou seja, a realidade em que o aluno se encontra e, nada melhor do que trabalhar com problemas de enredo, onde por meio de situações problemas tiradas do seu dia-a-dia a criança seja levada a pensar logicamente. A criança possui essa capacidade, pois a todo o momento é levada a pensar aritmeticamente, seja em casa, nas brincadeiras com os coleguinhas ou na escola, basta que o professor saiba desenvolvê-la de forma a respeitar sua maneira própria de pensar.
            No trabalho com situações problemas, o mais importante do que achar o resultado é compreender a lógica da questão. Muitas vezes as crianças não conseguem resolver alguma questão não porque não sabe somar ou subtrair, mas sim porque não consegue entender a lógica da questão. Para isso as crianças devem tornar lógica uma realidade antes de aritmetizá-las, mesmo porque a aritmética vem através da lógica. Essa relação só acontece na cabeça da criança, não podem ser interiorizadas devem ser construídas.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática 3. Vivência & Construção 2ª ed. São Paulo: Ática, 2001, 3ª série.

Palavras-Chave: Ensino; Operações; Matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário