sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Disciplina na Educação Infantil


PEREIRA, Almira Domingos.
CONCEIÇÃO, Nádia Benedita dos Santos
PEDROSO, Carla de Cássia.
COSTA, Luciana Ferreira Cruz.


            Sabe-se que este assunto é um tanto quanto delicado, pais, especialistas, educadores e até leigos arriscam um palpite, contudo, não foi possível determinar o que se deve ou não fazer em se tratando de educação e criação de filhos, têm-se várias teorias e muito se sabe também que a é prática é outra, ou seja, na teoria tudo dá certo, mas no "vamos ver" o "tiro acaba saindo pela culatra" como se diz na gíria.
  Na educação, limite significa que desde cedo devemos dar a criança possibilidades para que possa distinguir o que é certo do que é errado.O ser humano desde sempre conviveu com limites, no decorrer do seu desenvolvimento, tal como exemplo, o fato do feto se limitar ao útero da mãe até seu nascimento, alguns destes limites são superados outros não. É dever dos pais estabelecerem o limite a seus filhos, mostrando-lhes regras e valores socioculturais.
            Com o passar dos anos a criança, aos poucos, assimila e é capaz de distinguir os ensinamentos dos pais, ou seja, o certo ou errado.  Sabe-se que desde pequenos são capazes de aprender a lidar com a responsabilidade responsável e a aquisição dessa responsabilidade torna-se obrigatória para uma vivência em sociedade. Entretanto deve-se ter em mente que uma educação severa demais pode gerar filhos tímidos ou reprimidos ao extremo, filhos que não se permitem arriscar por medo da reprovação alheia, filhos inseguros e infelizes.
  O melhor mesmo sempre foi e sempre será o diálogo, o incentivo, o encorajamento, contudo, "um castigozinho aqui ou uma palmadinha acolá não trarão grandes traumas", pois muitas vezes as teorias acabam não dando resultado e os pais por sua vez, perdem a paciência.     Toda essa problematica muitas vezes se da a ausencia da familia, o professor acaba assumindo um papel de familia na vida da criança, e cabe a ele transmitir essa responsabilidade de volta para os pais, pois o educador acaba acaretando inumeras tarefas e sua essencia acaba ficando em segundo plano.    

TIBA, Içami. Disciplina: limite na medida certa. Novos Paradigmas, Integrare Editora, 80ª ed., 2008;

Palavras-Chave: Disciplina; Educação; Criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário