quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Inclusão social e digital na Educação Infantil



SILVA, Josely Auxiliadora da.
SILVA, Ailze Nascimento da.

          Atualmente as escolas públicas estão cada vez mais próximas da inclusão digital e social. A inclusão social passou a ser vista a partir da inclusão digital onde as pessoas se comunicam com mais intensidade e buscam assuntos do seu interesse, de acordo com sua própria personalidade. Neste sentido, é um desafio incluir as crianças da educação infantil, no mundo virtual e social caracterizando este processo enquanto prática de letramento além, de proporcionar uma inclusão social.
          Assim, o trabalho de inclusão digital na perspectiva do letramento deve contemplar uma infinidade de gêneros textuais que poderão ser encontrados e elaborados no e, pelo computador para que as crianças tenham acesso ao vasto repertório de leitura e escrita que fazem parte do mundo tecnológico. O trabalho pode contemplar o conhecimento e produção de e-mail, bilhetes, cartas, recados, bate-papo, revista e jornais eletrônicos, charges, histórias em quadrinhos, autobiografia.
          É importante ressaltar que em todas as opções citadas é possível perceber a junção entre inclusão digital, social e práticas de letramento. E que poderão ser exploradas de acordo com a criatividade do professor. E também com a colaboração sujeitos muito importantes na educação formal e informal que são os pais. Deste modo, cabe ao adulto mostrar para a criança a riqueza que o mundo digital oferece de oportunidades de informações que poderão ser transformados em conhecimentos desde que se faça bom uso delas.
          Com a melhoria das tecnologias digitais e a crescente rapidez das informações, surgem novas necessidades para o âmbito escolar. Dentre elas, a acessibilidade a esses meios, com o uso do computador, constituindo-se parte integrante do processo de desenvolvimento do aprendizado das crianças, presente também na educação infantil. A inclusão digital com esses pequenos deve ser organizada dentro de um contexto lúdico, onde a criança possa interagir de uma maneira saudável e construtiva, sempre monitorada por um professor com assessoria pedagógica.
          Na escola, o professor deve explorar softwares que propiciem a audição (diferentes produções sonoras), a imagem (fotografias, desenhos, obras de arte) e movimentos (vídeos), pelo fato que nessa faixa etária, as crianças ainda não dominam a leitura e a escrita.
          Não identificamos uma idade ideal para a inclusão digital na educação infantil. Com o avanço das tecnologias e as crianças cada vez mais familiarizadas, o interesse em explorar essas tecnologias aumenta. Outro fator de influência, é um ambiente que proporcione essa inclusão, isso ocorre tanto no ambiente escolar, quanto em casa, de acordo com a realidade de cada criança.
         
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

Palavras-Chave: Inclusão Social; Inclusão Digital; Letramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário