SILVA, Josely
Auxiliadora da.
SILVA, Ailze
Nascimento da.
Atualmente
as escolas públicas estão cada vez mais próximas da inclusão digital e social.
A inclusão social passou a ser vista a partir da inclusão digital onde as
pessoas se comunicam com mais intensidade e buscam assuntos do seu interesse,
de acordo com sua própria personalidade. Neste sentido, é um desafio incluir as
crianças da educação infantil, no mundo virtual e social caracterizando este
processo enquanto prática de letramento além, de proporcionar uma inclusão
social.
Assim,
o trabalho de inclusão digital na perspectiva do letramento deve contemplar uma
infinidade de gêneros textuais que poderão ser encontrados e elaborados no e,
pelo computador para que as crianças tenham acesso ao vasto repertório de
leitura e escrita que fazem parte do mundo tecnológico. O trabalho pode
contemplar o conhecimento e produção de e-mail, bilhetes, cartas, recados,
bate-papo, revista e jornais eletrônicos, charges, histórias em quadrinhos,
autobiografia.
É
importante ressaltar que em todas as opções citadas é possível perceber a
junção entre inclusão digital, social e práticas de letramento. E que poderão
ser exploradas de acordo com a criatividade do professor. E também com a
colaboração sujeitos muito importantes na educação formal e informal que são os
pais. Deste modo, cabe ao adulto mostrar para a criança a riqueza que o mundo
digital oferece de oportunidades de informações que poderão ser transformados
em conhecimentos desde que se faça bom uso delas.
Com
a melhoria das tecnologias digitais e a crescente rapidez das informações,
surgem novas necessidades para o âmbito escolar. Dentre elas, a acessibilidade
a esses meios, com o uso do computador, constituindo-se parte integrante do
processo de desenvolvimento do aprendizado das crianças, presente também na
educação infantil. A inclusão digital com esses pequenos deve ser organizada
dentro de um contexto lúdico, onde a criança possa interagir de uma maneira
saudável e construtiva, sempre monitorada por um professor com assessoria
pedagógica.
Na
escola, o professor deve explorar softwares que propiciem a audição (diferentes
produções sonoras), a imagem (fotografias, desenhos, obras de arte) e
movimentos (vídeos), pelo fato que nessa faixa etária, as crianças ainda não
dominam a leitura e a escrita.
Não
identificamos uma idade ideal para a inclusão digital na educação infantil. Com
o avanço das tecnologias e as crianças cada vez mais familiarizadas, o
interesse em explorar essas tecnologias aumenta. Outro fator de influência, é
um ambiente que proporcione essa inclusão, isso ocorre tanto no ambiente
escolar, quanto em casa, de acordo com a realidade de cada criança.
FREIRE, Paulo. Ação
cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
Palavras-Chave: Inclusão Social; Inclusão Digital;
Letramento.
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