sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Conceito básico de alfabetização e letramento


SILVA, Luiza Moraes Paniago da.
VIEIRA, Vânia Maria de Almeida.
PASINI, Lurdes Rosa
SARAT, Suzele Campos


Letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa “literacy” que pode ser traduzida como a condição de ser letrado. A globalização do capital e a intensificação das relações sociais entre sujeitos de classes sociais, comunidades regiões e países diversos exigiu esse novo patamar de leitura e de escrita. A nova realidade social mostra que, além de saber ler e escrever, devemos estar prontos para responder às exigências de leitura e escrita que a sociedade faz.
Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura, da escrita e da textualidade (coesão, coerência, unidade temática, clareza e concordância, que no modelo tradicional de alfabetização, não era levado em conta).
Alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social. A palavra letramento é utilizada no processo de inserção numa cultura letrada. Embora a palavra literacy já constasse do dicionário desde o final do século XIX, foi nos anos 80, que o fato tornou-se foco de atenção e de estudos nas áreas da educação e da linguagem.
 Não se pode separar a alfabetização do letramento, pois a princípio o estudo do aluno no universo da escrita se dá por meio desses dois processos: a alfabetização, e pelo desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, o letramento. O conhecimento das letras é apenas um meio para o letramento, que é o uso social da leitura e da escrita. Letramento é, pois, o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.

KLEIMAN, A. B. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, Mercado das Letras, 1995.

Palavras chave: Conhecimento; Práticas; Processo.

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