quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Trabalhando com os conhecimentos matemáticos



SILVA, Delma Letícia.
SANTOS, Cristina Aparecida dos.
ALMEIDA, Cristina de Jesus Araújo.
SILVA, Nery Maria da.

            As necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam inteligências essencialmente prática, que permitem reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões e, portanto, desenvolver uma ampla capacidade é potencializado pela escola, a aprendizagem apresenta melhor resultado. No entanto, apesar dessa evidência, tem se buscado, sem sucesso, uma aprendizagem em matemática pelo caminho da reprodução de procedimentos e da acumulação de informação de procedimentos e da acumulação de informações nem mesmo a exploração de contexto pouco significativo e de forma muitas vezes artificial.
          O significado da atividade matemática para o aluno também das conexões que ele estabelece entre ela e as demais disciplinas, entre ela e o seu cotidiano e das conexões que ele percebe entre os diferentes temas matemáticos. O estabelecimento de relações é tão importante quanto à exploração dos conteúdos matemáticos, pois abordados de forma isolada, os conteúdos podem acabar representando muito pouco para a formação da cidadania.
          O conhecimento da história dos conceitos matemáticos precisa fazer parte da formação dos professores para que tenham elementos  que lhes permitam mostrar aos alunos a matemática como ciência que não trata de verdades eternas, infalíveis e imutáveis, mas como ciência dinâmica, sempre aberta à incorporação de novos conhecimentos. Além disso, conhecer os obstáculos envolvidos no processo de construção de conceitos é de grande utilidade para que o professor compreenda melhor alguns aspectos da aprendizagem dos alunos. Por outro lado, um conhecimento só é pleno se for mobilizado em situações diferentes daquelas que serviram para lhe dar origem. Para que sejam transferíveis a novas situações e generalizados. Os conhecimentos devem ser contextualizados.
          Trabalhar as ideias, os conceitos matemáticos intuitivamente antes da simbologia, antes da linguagem matemática. Aprender por compreensão. O aluno deve atribuir significado ao que aprende. Para isso, deve saber o ” porquê” das coisas e não simplesmente mecanizar procedimentos e regras. Estimular o aluno para que pense, raciocine, crie, relacione idéias descubra e tenha autonomia de pensamento, através de desafios, jogos, quebra-cabeças, problemas curiosos, etc. Trabalhar o conteúdo com significado, levando o aluno a sentir que é importante saber o que está sendo ensinado, para sua vida em sociedade ou que o conteúdo trabalhado lhe será útil para entender o mundo em que vive. Por exemplo, ao usar a idéia de proporcionalidade para resolver problemas do cotidiano; ao trabalhar com escalas para interpretar um mapa; ao resolver um problema de porcentagem; ao relacionar sólidos geométricos com embalagens.
          Compreender a aprendizagem da matemática como um processo ativo. Os alunos são pessoas que observam, constroem, modificam e relacionam idéias, interagindo com outras pessoas, com materiais diversos e com o mundo físico;

DANTE, Luiz Roberto. Matemática 3. Vivência & Construção.  2ª d. São Paulo: Ática, 2001, 3ª série.

Palavras-Chave: Conceitos matemáticos; Contextualização; Atividades significativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário