SILVA, Delma
Letícia.
SANTOS,
Cristina Aparecida dos.
ALMEIDA,
Cristina de Jesus Araújo.
SILVA, Nery
Maria da.
As necessidades
cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam inteligências essencialmente
prática, que permitem reconhecer problemas, buscar e selecionar informações,
tomar decisões e, portanto, desenvolver uma ampla capacidade é potencializado
pela escola, a aprendizagem apresenta melhor resultado. No entanto, apesar
dessa evidência, tem se buscado, sem sucesso, uma aprendizagem em matemática
pelo caminho da reprodução de procedimentos e da acumulação de informação de
procedimentos e da acumulação de informações nem mesmo a exploração de contexto
pouco significativo e de forma muitas vezes artificial.
O
significado da atividade matemática para o aluno também das conexões que ele
estabelece entre ela e as demais disciplinas, entre ela e o seu cotidiano e das
conexões que ele percebe entre os diferentes temas matemáticos. O
estabelecimento de relações é tão importante quanto à exploração dos conteúdos
matemáticos, pois abordados de forma isolada, os conteúdos podem acabar
representando muito pouco para a formação da cidadania.
O
conhecimento da história dos conceitos matemáticos precisa fazer parte da
formação dos professores para que tenham elementos que lhes permitam mostrar aos alunos a
matemática como ciência que não trata de verdades eternas, infalíveis e imutáveis,
mas como ciência dinâmica, sempre aberta à incorporação de novos conhecimentos.
Além disso, conhecer os obstáculos envolvidos no processo de construção de
conceitos é de grande utilidade para que o professor compreenda melhor alguns
aspectos da aprendizagem dos alunos. Por outro lado, um conhecimento só é pleno
se for mobilizado em situações diferentes daquelas que serviram para lhe dar
origem. Para que sejam transferíveis a novas situações e generalizados. Os
conhecimentos devem ser contextualizados.
Trabalhar
as ideias, os conceitos matemáticos intuitivamente antes da simbologia, antes
da linguagem matemática. Aprender por compreensão. O aluno deve atribuir
significado ao que aprende. Para isso, deve saber o ” porquê” das coisas e não
simplesmente mecanizar procedimentos e regras. Estimular o aluno para que
pense, raciocine, crie, relacione idéias descubra e tenha autonomia de
pensamento, através de desafios, jogos, quebra-cabeças, problemas curiosos,
etc. Trabalhar o conteúdo com significado, levando o aluno a sentir que é
importante saber o que está sendo ensinado, para sua vida em sociedade ou que o
conteúdo trabalhado lhe será útil para entender o mundo em que vive. Por
exemplo, ao usar a idéia de proporcionalidade para resolver problemas do cotidiano;
ao trabalhar com escalas para interpretar um mapa; ao resolver um problema de
porcentagem; ao relacionar sólidos geométricos com embalagens.
Compreender
a aprendizagem da matemática como um processo ativo. Os alunos são pessoas que
observam, constroem, modificam e relacionam idéias, interagindo com outras
pessoas, com materiais diversos e com o mundo físico;
DANTE, Luiz Roberto. Matemática 3. Vivência & Construção. 2ª d. São Paulo: Ática, 2001, 3ª série.
Palavras-Chave: Conceitos matemáticos; Contextualização; Atividades
significativas.
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