BORGES,Justina
de Campos.
ARRUDA,
Cirlene Moraes.
SILVA,
Elizabeth Keila
LEITE, Gleice
de Moura
Pensando no
currículo que trabalhe de forma integrada, a de educação popular, a escola
organizada por ciclos e a escola integral se apresentam como propostas de
organização pedagógica/escolar que possam contornar as problemáticas de um
currículo disciplinar, ou seja, uma educação fragmentada e sem sentido. No currículo
disciplinar o foco da educação estava nos conteúdos, na sua distribuição e
hierarquia nas diferentes séries. Já nas propostas de integração há uma mudança
de foco, passando neste momento do conteúdo para o aluno, considerado como
sujeito de sua aprendizagem.
A educação popular proposta por
Paulo Freire busca uma educação que atenda as necessidades do grupo a que se
destina que propicie uma tomada de consciência dos seus direitos e deveres e
que acima de tudo possa se transformar em um cidadão crítico e ativo na
sociedade na qual vive. A
escola organizada por ciclos enfatiza os aspectos do desenvolvimento e da
aprendizagem do aluno, usando como subsídio as teorias de Vygotsky e Wallon.
Sua organização curricular tende a se adequar aos processos cognitivos,
afetivos e motores pelos quais passa os alunos. Faz uma relação dialética entre
as mediações socioculturais e o desenvolvimento.
E por fim,
a escola integral que propondo uma adequação da educação à realidade
sociocultural dos alunos, visa instrumentalizá-lo com conhecimentos e
habilidades necessárias ao desenvolvimento do seu pensamento, comunicação,
socialização. Enfim, estas três propostas tentam fazer uma educação
fundamentada nas necessidades do educando, tanto cognitivas, sociais quanto afetivas, numa tentativa de que essa
formação possibilite que ele se construa
enquanto ser pensante e consciente dos seus direitos e deveres.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes.
Integração como proposta de uma nova ordem na educação. In: Linguagens, espaços e tempos no ensinar e
aprender. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio
de Janeiro: DP&A, 2000.
Palavras-Chave: Educação Popular; Escola Ciclada; Disciplinaridade.
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