sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Alternativas ao currículo disciplinar


BORGES,Justina de Campos.
ARRUDA, Cirlene Moraes.
SILVA, Elizabeth Keila
LEITE, Gleice de Moura

            Pensando no currículo que trabalhe de forma integrada, a de educação popular, a escola organizada por ciclos e a escola integral se apresentam como propostas de organização pedagógica/escolar que possam contornar as problemáticas de um currículo disciplinar, ou seja, uma educação fragmentada e sem sentido. No currículo disciplinar o foco da educação estava nos conteúdos, na sua distribuição e hierarquia nas diferentes séries. Já nas propostas de integração há uma mudança de foco, passando neste momento do conteúdo para o aluno, considerado como sujeito de sua aprendizagem.
A educação popular proposta por Paulo Freire busca uma educação que atenda as necessidades do grupo a que se destina que propicie uma tomada de consciência dos seus direitos e deveres e que acima de tudo possa se transformar em um cidadão crítico e ativo na sociedade na qual vive.             A escola organizada por ciclos enfatiza os aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem do aluno, usando como subsídio as teorias de Vygotsky e Wallon. Sua organização curricular tende a se adequar aos processos cognitivos, afetivos e motores pelos quais passa os alunos. Faz uma relação dialética entre as mediações socioculturais e o desenvolvimento.
            E por fim, a escola integral que propondo uma adequação da educação à realidade sociocultural dos alunos, visa instrumentalizá-lo com conhecimentos e habilidades necessárias ao desenvolvimento do seu pensamento, comunicação, socialização. Enfim, estas três propostas tentam fazer uma educação fundamentada nas necessidades do educando, tanto     cognitivas, sociais quanto afetivas, numa tentativa de que essa formação possibilite que ele se  construa enquanto ser pensante e consciente dos seus direitos e deveres.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração como proposta de uma nova ordem na educação. In: Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

Palavras-Chave: Educação Popular; Escola Ciclada; Disciplinaridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário