WRONSKI, Nelsa
Jesiorski.
PEREIRA, Anne
Carolina da Silva.
SOUZA, Angela
Marques.
BARROS,
Beatriz Regina de.
O
professor tem grande responsabilidade de auxiliar cada um de seus alunos em ter
garantida a aprendizagem inicial da Língua Portuguesa. É sua tarefa ensiná-los
a buscar pontos de vista diferentes para suas hipóteses, a empenhar-se na
dissolução de suas dúvidas, enfim, a aprender a aprender. Muitas situações
surgidas dentro e fora da sala de aula acabarão impondo às crianças um nível de
dificuldade, e a intervenção do professor será essencial para a superação de
seus obstáculos. Mesmo porque eles utilizaram em sua vida esses conhecimentos
apreendidos na escola, mas a sociedade vai exigir diferentes competências dele,
e assim criará dúvidas e insegurança. Neste sentido, a escola precisa estar
atenta á essas demandas e oferecer condições para que os alunos possam superar
todas as suas dificuldades.
É
importante estar atendo às dificuldades das crianças para ajudá-las a progredir
cognitivamente. Elas precisam ver no educador alguém apto a promover suas
conquistas. Portanto, o professor deve estar aberto para ouvir e procurar
entender as dúvidas e os anseios dos educandos. É imprescindível valer-se da
diversidade de materiais didático-pedagógicos, para que todas as
individualidades sejam alcançadas e trabalhadas. Assim o livro didático, embora
seja um instrumento que pode auxiliar na prática pedagógica, não deve ser o
único recurso do qual o professor dispõe para ministrar suas aulas.
O
contexto educacional está em processo de consolidação exige que o docente seja
um eterno estudioso. Para lidar com esses desafios que certamente a sala de
aula provocará, o educador precisa avaliar sua prática à luz do conhecimento
teórico disponível. Cada vez mais, evidenciamos a certeza de que é preciso que
o professor construa sua identidade enquanto sujeito da ação pedagógica na
historicidade da escola e dos sujeitos que nela atuam. Na verdade o maior desafio atualmente está centrado justamente na
formação dos professores, tendo em vista a complexidade teórica e prática que
condiciona a sua função como docente, membro social e formador de
opiniões. Assim, a reflexão pedagógica
sobre sua própria prática educativa, bem como as concepções implícitas nela,
constitui condições necessárias, embora não de forma suficiente, para uma
mudança de postura e abordagem quanto ao papel do professor no que concerne ao
processo ensino aprendizagem. O processo de estímulo à criatividade do docente
assume então grande dimensão, envolvendo a complexidade da personalidade do
professor, no que diz respeito a seus recursos e potencialidades, aplicados no
ato pedagógico.
Sendo
assim, o professor tem um papel muito importante para educação básica e
principalmente na formação do sujeito e na construção de seus valores que
permearam sua vida em sociedade.
RANGEL, Iguatemi Santos. SOARES, Maria da Conceição Silva. O
professor reflexivo. In. CARVALHO, Janete Magalhães (org). Diferentes perspectivas da profissão docente na atualidade. 2. ed.
Vitória: Edufes, 2004, p. 76-112.
Palavras-Chave: Educador; Escola; Sociedade.
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