quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O papel do professor de Educação Básica


WRONSKI, Nelsa Jesiorski.
PEREIRA, Anne Carolina da Silva.
SOUZA, Angela Marques.
BARROS, Beatriz Regina de.

              O professor tem grande responsabilidade de auxiliar cada um de seus alunos em ter garantida a aprendizagem inicial da Língua Portuguesa. É sua tarefa ensiná-los a buscar pontos de vista diferentes para suas hipóteses, a empenhar-se na dissolução de suas dúvidas, enfim, a aprender a aprender. Muitas situações surgidas dentro e fora da sala de aula acabarão impondo às crianças um nível de dificuldade, e a intervenção do professor será essencial para a superação de seus obstáculos. Mesmo porque eles utilizaram em sua vida esses conhecimentos apreendidos na escola, mas a sociedade vai exigir diferentes competências dele, e assim criará dúvidas e insegurança. Neste sentido, a escola precisa estar atenta á essas demandas e oferecer condições para que os alunos possam superar todas as suas dificuldades.
              É importante estar atendo às dificuldades das crianças para ajudá-las a progredir cognitivamente. Elas precisam ver no educador alguém apto a promover suas conquistas. Portanto, o professor deve estar aberto para ouvir e procurar entender as dúvidas e os anseios dos educandos. É imprescindível valer-se da diversidade de materiais didático-pedagógicos, para que todas as individualidades sejam alcançadas e trabalhadas. Assim o livro didático, embora seja um instrumento que pode auxiliar na prática pedagógica, não deve ser o único recurso do qual o professor dispõe para ministrar suas aulas.
              O contexto educacional está em processo de consolidação exige que o docente seja um eterno estudioso. Para lidar com esses desafios que certamente a sala de aula provocará, o educador precisa avaliar sua prática à luz do conhecimento teórico disponível. Cada vez mais, evidenciamos a certeza de que é preciso que o professor construa sua identidade enquanto sujeito da ação pedagógica na historicidade da escola e dos sujeitos que nela atuam.   Na verdade o maior desafio atualmente está centrado justamente na formação dos professores, tendo em vista a complexidade teórica e prática que condiciona a sua função como docente, membro social e formador de opiniões.  Assim, a reflexão pedagógica sobre sua própria prática educativa, bem como as concepções implícitas nela, constitui condições necessárias, embora não de forma suficiente, para uma mudança de postura e abordagem quanto ao papel do professor no que concerne ao processo ensino aprendizagem. O processo de estímulo à criatividade do docente assume então grande dimensão, envolvendo a complexidade da personalidade do professor, no que diz respeito a seus recursos e potencialidades, aplicados no ato pedagógico.
              Sendo assim, o professor tem um papel muito importante para educação básica e principalmente na formação do sujeito e na construção de seus valores que permearam sua vida em sociedade.


RANGEL, Iguatemi Santos. SOARES, Maria da Conceição Silva. O professor reflexivo. In. CARVALHO, Janete Magalhães (org). Diferentes perspectivas da profissão docente na atualidade. 2. ed. Vitória: Edufes, 2004, p. 76-112.

Palavras-Chave: Educador; Escola; Sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário