COSTA,
Célia Aparecida de Souza Simler da
VIEIRA,
Maria Jaqueline da Silva.
TELES, Julie
Cristina dos Reis.
MENDONÇA,
Sirlei Aparecida de.
A educação é um processo complexo,
que envolve a atuação de vários sujeitos envolvidos para que ela aconteça e
ainda, ele não possui um fim, ou seja, é um processo pelo qual as pessoas
passarão até o fim de sua vida, seja de forma intencional ou mesmo sem que ela
perceba, de forma espontânea. Quando restringimos essa educação ao ambiente
escolar, percebemos que as características não mudam radicalmente. Na escola, a
educação, que se configura na atividade fim da escola, se dá numa relação de
interação entre professor-aluno-conhecimento.
Porém, nesse processo é valido
ressaltar outros atores, que não professor e aluno, que de uma forma ou de
outra estão envolvidos com a educação. São eles: o Estado e a
comunidade/pais. O Estado age
diretamente na administração do sistema de ensino que engloba escola,
secretarias e demais órgãos ligados à educação. Essa administração é feita
sobre o aspecto financeiro (verbas educacionais/fundos), e o aspecto pedagógico
(projetos de melhoria educacional e formação de professores). A comunidade atua
mais localmente dando apoio à aprendizagem e também na administração escolar,
participando do conselho escolar ocupando o espaço destinado ao segmento de
pais como afirma Spósito (2005, p. 52) que “é preciso ter em conta a
possibilidade real de serem tomadas decisões e, sobretudo, o reconhecimento da
responsabilidade de competências e da diversidade de interesses das partes
envolvidas”.
É importante ter em mente que essa concepção
de educação baseada na interação, a importância do papel da família e às
atribuições do Estado não foram sempre assim. Elas foram passando por
transformações regulamentadas pelas Constituições Federais e demais legislações
que tratam da educação.
SPÓSITO, Marília Pontes. Educação,
gestão democrática e participação popular. In: BASTOS, João Baptista (org.). Gestão Democrática. 4ª ed. Rio de
Janeiro: DP&A, 2005, p. 45-56. Coleção o sentido da escola.
Palavras-Chave: Escola; Estado; Comunidade.
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