sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Sujeitos responsáveis pela educação


COSTA, Célia Aparecida de Souza Simler da
VIEIRA, Maria Jaqueline da Silva.
TELES, Julie Cristina dos Reis.
MENDONÇA, Sirlei Aparecida de.


A educação é um processo complexo, que envolve a atuação de vários sujeitos envolvidos para que ela aconteça e ainda, ele não possui um fim, ou seja, é um processo pelo qual as pessoas passarão até o fim de sua vida, seja de forma intencional ou mesmo sem que ela perceba, de forma espontânea. Quando restringimos essa educação ao ambiente escolar, percebemos que as características não mudam radicalmente. Na escola, a educação, que se configura na atividade fim da escola, se dá numa relação de interação entre professor-aluno-conhecimento.
Porém, nesse processo é valido ressaltar outros atores, que não professor e aluno, que de uma forma ou de outra estão envolvidos com a educação. São eles: o Estado e a comunidade/pais.  O Estado age diretamente na administração do sistema de ensino que engloba escola, secretarias e demais órgãos ligados à educação. Essa administração é feita sobre o aspecto financeiro (verbas educacionais/fundos), e o aspecto pedagógico (projetos de melhoria educacional e formação de professores). A comunidade atua mais localmente dando apoio à aprendizagem e também na administração escolar, participando do conselho escolar ocupando o espaço destinado ao segmento de pais como afirma Spósito (2005, p. 52) que “é preciso ter em conta a possibilidade real de serem tomadas decisões e, sobretudo, o reconhecimento da responsabilidade de competências e da diversidade de interesses das partes envolvidas”.
É importante ter em mente que essa concepção de educação baseada na interação, a importância do papel da família e às atribuições do Estado não foram sempre assim. Elas foram passando por transformações regulamentadas pelas Constituições Federais e demais legislações que tratam da educação.

SPÓSITO, Marília Pontes. Educação, gestão democrática e participação popular. In: BASTOS, João Baptista (org.). Gestão Democrática. 4ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 45-56. Coleção o sentido da escola.

Palavras-Chave: Escola; Estado; Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário