sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Aprendizagem Socialização na educação Infantil


OLIVEIRA, Francisca Souza.
ARRUDA, Fátima Rosangela.
SANTO, Marilene do Espírito.
ROSA, Peterson de Oliveira.

              A Educação Infantil é um espaço de socialização, de vivencias e de interações, a organização do espaço e do tempo é importante para a educação, interação e construção de conhecimentos e linguagem. A diversidade de metodologias é essencial, pois nenhuma criança é igual à outra, consequentemente, cada uma age e pensa de modo diferente, até mesmo porque a realidade de cada uma é diferente da outra, diante disso o educador tem um papel importante nessa transição, é ele, o educador, o elo que liga a criança da realidade ao imaginário, daí a importância da preparação e instrução e formação do professor em uma sala que trabalhará usando o lúdico como metodologia.
              O educador deve saber como planejar o espaço da criança previamente, para permitir maior autonomia às crianças, pois o jogo não é somente a criança escolher o brinquedo que mais chamou atenção, mas acima de tudo o professor deve trabalhar procurando interagir com a criança através da brincadeira, mostrando-se interessado no que ela está fazendo, pois se trata de uma ocasião para observar e comentar as novas habilidades que as crianças desenvolvem.
Desenvolver atividades lúdicas possibilita ao professor um maior conhecimento e interação com a criança, pois é através da brincadeira e jogos que ela poderá liberar o que vem de dentro de si, transmitindo ao educador a sua bagagem e suas necessidades, neste ato o professor poderá fazer um diagnóstico, para que possa  trabalhar com o seu desenvolvimento da criança.
            As instituições devem oferecer oportunidades para a construção do conhecimento através da descoberta e da invenção, elementos estes indispensáveis para a participação ativa da criança no seu meio, valorizar as atividades das crianças, interessando-se por cada fase do seu desenvolvimento, animando-as pelo esforço, evitando a competição, no sentido de estimulá-los também apenas a brincar pelo prazer e também como forma do desenvolvimento da linguagem, estimulando-as a participação e socialização.
              À medida que crescem as crianças vão descobrindo outras formas de relacionarem-se com o mundo, por isso é favorável que possam vivenciar diferentes situações. Oferecer brinquedos que produza sons, lápis para iniciar as experimentações gráficas, música para ouvir e dançar, vídeos onde possa interagir imitando personagens, mas muito mais precioso do que todas estas situações, é imprescindível que esta criança possa interagir com seus pais e com outras crianças, pois entre iguais as trocas são autenticas.
              Criança precisa de outras crianças por perto para aprender a trocar, a dividir, a esperar a sua vez, a compartilhar ideias e espaços. Isto não dispensa de forma alguma a presença atenta dos adultos, fazendo as intervenções necessárias, auxiliando nos momentos apropriados, dando suporte para que enfrentem com segurança os desafios que por vezes surgem, e que enriquecem as trocas de experiências.
              É no movimento de troca, ação, interação que as relações se estabelecem e que cada um cresce a partir das experiências que vivem. Para uma socialização saudável a criança necessita de espaço, segurança e pessoas capazes de dar-lhe suporte para que acredite nas suas capacidades e nas suas potencialidades.          Quando a criança se relaciona espontaneamente com outras crianças, desenvolve uma autoimagem positiva de si mesma, e sente-se confiante e segura para investir nas relações e nas trocas afetivas. Aos adultos cabe a tarefa de promover os encontros sociais, para que tenham a oportunidade de descobrir o prazer da convivência.

FRIEDMANN, Adriana. Brincar, Crescer e Aprender: O Resgate do Jogo Infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

Palavras-Chave: Lúdico, Aprendizagem experiências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário