OLIVEIRA,
Francisca Souza.
ARRUDA, Fátima
Rosangela.
SANTO,
Marilene do Espírito.
ROSA, Peterson
de Oliveira.
A Educação Infantil é
um espaço de socialização, de vivencias e de interações, a organização do
espaço e do tempo é importante para a educação, interação e construção de
conhecimentos e linguagem. A diversidade de metodologias é essencial, pois
nenhuma criança é igual à outra, consequentemente, cada uma age e pensa de modo
diferente, até mesmo porque a realidade de cada uma é diferente da outra, diante
disso o educador tem um papel importante nessa transição, é ele, o educador, o
elo que liga a criança da realidade ao imaginário, daí a importância da
preparação e instrução e formação do professor em uma sala que trabalhará
usando o lúdico como metodologia.
O educador deve saber
como planejar o espaço da criança previamente, para permitir maior autonomia às
crianças, pois o jogo não é somente a criança escolher o brinquedo que mais
chamou atenção, mas acima de tudo o professor deve trabalhar procurando
interagir com a criança através da brincadeira, mostrando-se interessado no que
ela está fazendo, pois se trata de uma ocasião para observar e comentar as
novas habilidades que as crianças desenvolvem.
Desenvolver atividades lúdicas
possibilita ao professor um maior conhecimento e interação com a criança, pois
é através da brincadeira e jogos que ela poderá liberar o que vem de dentro de
si, transmitindo ao educador a sua bagagem e suas necessidades, neste ato o
professor poderá fazer um diagnóstico, para que possa trabalhar com o seu desenvolvimento da
criança.
As
instituições devem oferecer oportunidades para a construção do conhecimento
através da descoberta e da invenção, elementos estes indispensáveis para a
participação ativa da criança no seu meio, valorizar as atividades das crianças,
interessando-se por cada fase do seu desenvolvimento, animando-as pelo esforço,
evitando a competição, no sentido de estimulá-los também apenas a brincar pelo
prazer e também como forma do desenvolvimento da linguagem, estimulando-as a
participação e socialização.
À medida que crescem
as crianças vão descobrindo outras formas de relacionarem-se com o mundo, por
isso é favorável que possam vivenciar diferentes situações. Oferecer brinquedos
que produza sons, lápis para iniciar as experimentações gráficas, música para
ouvir e dançar, vídeos onde possa interagir imitando personagens, mas muito
mais precioso do que todas estas situações, é imprescindível que esta criança
possa interagir com seus pais e com outras crianças, pois entre iguais as
trocas são autenticas.
Criança precisa de
outras crianças por perto para aprender a trocar, a dividir, a esperar a sua
vez, a compartilhar ideias e espaços. Isto não dispensa de forma alguma a
presença atenta dos adultos, fazendo as intervenções necessárias, auxiliando
nos momentos apropriados, dando suporte para que enfrentem com segurança os
desafios que por vezes surgem, e que enriquecem as trocas de experiências.
É no movimento de
troca, ação, interação que as relações se estabelecem e que cada um cresce a
partir das experiências que vivem. Para uma socialização saudável a criança
necessita de espaço, segurança e pessoas capazes de dar-lhe suporte para que
acredite nas suas capacidades e nas suas potencialidades. Quando a criança se relaciona
espontaneamente com outras crianças, desenvolve uma autoimagem positiva de si
mesma, e sente-se confiante e segura para investir nas relações e nas trocas
afetivas. Aos adultos cabe a tarefa de promover os encontros sociais, para que
tenham a oportunidade de descobrir o prazer da convivência.
FRIEDMANN, Adriana. Brincar, Crescer e Aprender: O Resgate do Jogo Infantil. São Paulo:
Moderna, 1996.
Palavras-Chave: Lúdico, Aprendizagem
experiências.
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