sexta-feira, 9 de novembro de 2012

.A importância da brinquedoteca


ADRIANO, Katywcia Leite Bispo.
LOUSADA, Evellyn de Souza.
PEREIRA, Almira Domingos.
CARMO, Sonia Gonçalves dos Santos.

 A brinquedoteca é um espaço intencional e direcionado ao brincar, ela visa estimular crianças e jovens a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.Uma brinquedoteca não significa apenas uma sala com brinquedos, mais em primeiro lugar, uma mudança de postura frente à educação. É mudar nossos padrões de conduta em relação a criança; É abandonar métodos e técnicas tradicionais; é buscar o novo, não pelo modernismo, mas pela convicção do que este novo representa; é acreditar no lúdico como estratégia do desenvolvimento infantil.
A brinquedoteca tem como proposta o brinquedo, o objeto, sua necessidade é de ampliar e preservar as possibilidades de vivência do lúdico. É um espaço alegre, colorido, diferente, onde crianças e jovens soltam a sua imaginação, sem medo de serem punidas e cobradas. Podendo várias funções: pedagógica, social e comunitária, e ainda, oferecer possibilidade de bons brinquedos e ao mesmo tempo, brinquedos de qualidade com função pedagógica, permitindo que as crianças aprendam brincando. Além disso, favorecer crianças e jovens que jogam em grupos, a aprenderem a respeitar as pessoas, a colaborarem com elas, a receberem ajuda, a tentar compreendê-las, é a função comunitária.
Então, pode-se afirmar que uma brinquedoteca pode ter diferentes finalidades no âmbito lúdico, como por exemplo: brinquedotecas especializadas em atendimento a crianças da primeira infância, outras somente para empréstimos de brinquedos. Pode-se ainda, realizar uma oficina de criação lúdica, onde crianças e jovens experimentam, conhece, exploram e manipula diversos brinquedos, construindo assim seu próprio conhecimento, desenvolvendo autonomia, criatividade e liberando suas fantasias.

SANTOS, Santa Marli Pires. Brinquedoteca: Sucata Vira Brinquedo. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Palavras-Chave: Brinquedoteca; Brincar; Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário