ADRIANO,
Katywcia Leite Bispo
LOUSADA, Evellyn de Souza.
PEREIRA, Almira Domingos.
POSSAVATS, Mercia Soares Penido
Ouvir histórias é um
acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as
idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um “bom causo”, a criança
é capaz de se interessar e gostar ainda mais por elas, já que sua capacidade de
imaginar é mais intensa. A narrativa faz
parte da vida da criança desde quando bebê, através da voz amada, dos acalantos
e das canções de ninar, que mais tarde vão dando lugar às cantigas de roda, a
narrativas curtas sobre crianças, animais ou natureza. Aqui, crianças bem
pequenas, já demonstram seu interesse pelas histórias, batendo palmas,
sorrindo, sentindo medo ou imitando algum personagem. Neste sentido, é
fundamental para a formação da criança que ela ouça muitas histórias desde a
mais tenra idade.
O primeiro contato da
criança com um texto é realizado oralmente, quando o pai, a mãe, os avós ou
outra pessoa conta-lhe os mais diversos tipos de histórias. A preferida, nesta
fase, é a história da sua vida. A criança adora ouvir como foi que ela nasceu,
ou fatos que aconteceram com ela ou com pessoas da sua família. À medida que
cresce, já é capaz de escolher a história que quer ouvir, ou a parte da
história que mais lhe agrada. É nesta fase, que as histórias vão tornando-se
aos poucos mais extensas, mais detalhadas.
A criança passa a
interagir com as histórias, acrescentam detalhes, personagens ou lembra-se de fatos
que passaram despercebidos pelo contador. Essas histórias reais são
fundamentais para que a criança estabeleça a sua identidade, compreender melhor
as relações familiares. Outro fato relevante é o vínculo afetivo que se
estabelece entre o contador das histórias e a criança. Contar e ouvir uma
história aconchegada a quem se ama é compartilhar uma experiência gostosa, na
descoberta do mundo das histórias e dos livros.
BAMBERGER,
Richard. Como incentivar o hábito da
leitura. 7.ed. São Paulo: Ática, 2003.
Palavras-Chave: Histórias; Literatura; Aprendizagem.
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