SILVA, Ilvana Francisca da.
MEIRELES, Adriana de.
SANTOS, Josiana Maria dos.
ARRUDA, Iza Rosa Moraes de
Um dos objetivos específicos da educação é desenvolver nas
pessoas a capacidade de reconhecer a violência na sua realidade pessoal e
social. Ao perceber isso as pessoas precisam se sensibilizar e se mobilizar,
assumindo sua responsabilidade no que diz respeito a um problema de violência e
da promoção da cultura e da paz. Vivemos em um mundo violento! Está é a
constatação mais fácil de evidenciar. A violência está estampada nas ruas das
cidades, a violência doméstica, os crimes de colarinho branco, enfim todas as
situações de violência tem levado o jovem a perder a credibilidade quanto a uma
sociedade justa e segura, capaz de promover o desenvolvimento social em iguais
condições para todos.
A escola
deveria ser um lugar, em que as relações do dia a dia deveriam traduzir
respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e
integração das pessoas visando atingir os objetivos educacionais. Mas o que se
vê são atitudes coercitivas,
representadas pelo poder e autoritarismo da equipe gestora e professores numa
escala hierárquica, estando os alunos no meio de conflitos profissionais que
acabam interferindo em sala de aula.
De qualquer
forma, a violência esta presente em todas as classes sociais e pode ser
classificada em dois tipos violência física e violência simbólica. A física é
fácil de ser percebida por causa de sua manifestação externa, a pessoa é
agredida em seu corpo. Já a violência dita simbólica é mais fácil de perceber
no meio social e pode ser porque acontece através de chantagem, do coração e do
constrangimento da pessoa.
Dentre as instituições que exercem um
forte papel na formação da consciência das pessoas, nos dias de hoje estão os
meios de comunicação social. Por isso
mesmo, eles tem a obrigação moral de colaborar com a construção da segurança
publica. Mais muitas vezes acabam colaborando para o aumento da insegurança,
tornando-se, eles mesmos, os meios que espalham várias formas de violência.
A
compreensão sobre a realidade da violência nos apavora constata-se o aumento da
violência diversas entidades e organizações sociais tem se preocupado com a
questão de segurança publica, principalmente no que diz respeito sobre a
prevenção da violência, a diminuição de seus efeitos e a solidariedade com as
suas vitimas. Assim existem entidades que trabalham basicamente na área de
promoção de justiça e defesas dos direitos. Trabalhar
com este tema complexo em sala de aula é uma necessidade, posto que é uma
realidade vivida por eles
cotidianamente, assim dá oportunidades para que eles possam refletir sobre ela
e nas formas alternativas de transformação social.
Na última
década a violência nas escolas tem preocupado o poder público e toda sociedade,
principalmente, pela forma como esta tem se configurado. O conflito e violência
sempre existiram e sempre existirão, principalmente, na escola, que é um
ambiente social em que os jovens estão experimentando, isto é, estão aprendendo
a conviver com as diferenças, a viver em sociedade.
TIBA, Içami. Juventude
& Drogas: Anjos Caídos, Integrare Editora, 9ª ed., 2008.
Palavras-Chave: Violência; Mudança; Influência.
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