sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Nova postura diante da inclusão


LUCAS, Marta Batista de.
VIEIRA, Claudine Ribeiro de Amorim.
FIGUEIREDO, Rosimeire da Silva.
METELO, Laura Terezinha.

            O importante, no processo de inclusão, é perceber e reconhecer que a diversidade não é um problema; pelo contrário, é perceber que é uma oportunidade de enriquecimento individual, social e de ensino-aprendizagem. Inclusão escolar significa apostar em uma política educativa que garanta o reconhecimento e o direito à diversidade como eixo central e que isso se verifique em todas as etapas do ensino e principalmente para a vida toda.
            A inclusão implica uma transformação de vários fatores internos e externos à escola sendo eles: o espaço escolar, concepção do processo de ensino-aprendizagem, valorização da diversidade, formação. Requer uma quebra de paradigmas, uma busca que almeja atender à diversidade humana com ajuda de recursos materiais, humanos e financeiros. O desafio é conseguir quebrar o esquema de homogeneidade e valorizar a heterogeneidade.
            A equipe gestora e o professor precisam estar aberto para, pensar, produzir seu saber e sua prática pedagógica. A postura que os professores tem que assumir frente ao novo, ou seja, uma atitude de aprender, identificar diferentes maneiras de pensar a educação, ela pode ser entendida como uma constante aprendizagem parte de um movimento permanente de busca. Em contrapartida, um professor ou equipe escolar que respeite as diferenças, que seja comprometido com elas, que acredite no potencial humano, acima de qualquer deficiência ou incapacidade, terá mais possibilidades de atender bem a essas diferenças.
            A escola e o professore precisam se adequar as exigências legais de acessibilidade e inclusão e proporcionar uma formação continuada para seus profissionais para que as crianças que necessitam deste atendimento diferenciado e individualizado possa gozar do seu direito social e garantido por lei, que aos poucos vão ganhando a consciência da sociedade.

PIERUCCI, Antonio Flávio. Ciladas da diferença. São Paulo: Editora 34, 1999

Palavras-Chave: Postura; Educação; Inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário