sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O que é currículo?


BORGES,Justina de Campos.
SILVA, Elizabeth Keila
COSTA, Luiza Maria.
LEITE, Gleice de Moura

Muitas pessoas acreditam que o currículo se refere às questões mais técnicas/burocráticas de uma escola como a divisão dos conteúdos a ser ensinado, o método a ser utilizado. Porém, ao se estudar as teorias de currículo é possível perceber que, quando se fala em currículo deve-se levar em consideração uma discussão bem mais ampla do que apenas determinar qual conteúdo ou método usar. Discutir currículo implica refletir sobre o que se pretende com a educação ofertada, quais são seus objetivos, a que público ela se destina. Todos esses questionamentos é que vão direcionar para a concepção de currículo adotada por cada instituição de ensino. Além dessas reflexões é importante considerar que a escola está inserida em um contexto social, histórico e econômico e as características deste contexto vão influenciar diretamente no desenvolvimento deste currículo.
            Muitas mudanças ocorridas no mundo/Brasil fizeram com que as teorias de currículo se atentassem para alguns aspectos sociais que até então não tinham tanta “importância”. Uma dessas mudanças e, talvez a maior delas, foi a globalização ou a pós-modernidade que teve seu estouro na década de 80/90. Todas essas “novas” discussões adentraram profundamente o contexto escolar, numa tentativa de que fossem problematizadas e questionadas, com objetivo de que se quebrasse, desestruturasse o preconceito, a discriminação e o racismo. No entanto isso de fato não está ocorrendo, a escola é pouco preparada para lidar com estas questões, e ainda existem práticas de professores (as) em sala de aula que acabam reforçando o preconceito e a discriminação.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Palavras-Chave: Currículo; Globalização; Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário