BORGES,Justina
de Campos.
SILVA,
Elizabeth Keila
COSTA,
Luiza Maria.
LEITE, Gleice
de Moura
Muitas pessoas acreditam que o
currículo se refere às questões mais técnicas/burocráticas de uma escola como a
divisão dos conteúdos a ser ensinado, o método a ser utilizado. Porém, ao se
estudar as teorias de currículo é possível perceber que, quando se fala em
currículo deve-se levar em consideração uma discussão bem mais ampla do que
apenas determinar qual conteúdo ou método usar. Discutir currículo implica
refletir sobre o que se pretende com a educação ofertada, quais são seus
objetivos, a que público ela se destina. Todos esses questionamentos é que vão
direcionar para a concepção de currículo adotada por cada instituição de
ensino. Além dessas reflexões é importante considerar que a escola está
inserida em um contexto social, histórico e econômico e as características
deste contexto vão influenciar diretamente no desenvolvimento deste currículo.
Muitas
mudanças ocorridas no mundo/Brasil fizeram com que as teorias de currículo se
atentassem para alguns aspectos sociais que até então não tinham tanta
“importância”. Uma dessas mudanças e, talvez a maior delas, foi a globalização
ou a pós-modernidade que teve seu estouro na década de 80/90. Todas essas
“novas” discussões adentraram profundamente o contexto escolar, numa tentativa
de que fossem problematizadas e questionadas, com objetivo de que se quebrasse,
desestruturasse o preconceito, a discriminação e o racismo. No entanto isso de
fato não está ocorrendo, a escola é pouco preparada para lidar com estas
questões, e ainda existem práticas de professores (as) em sala de aula que
acabam reforçando o preconceito e a discriminação.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o
currículo integrado. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1998.
Palavras-Chave: Currículo; Globalização; Escola.
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