sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A Contribuição do Psicopedagogo na dificuldade de aprendizagem


            SANTOS, Mirany Pereira dos.
SANTOS, Miralucy Pereira dos.

Este artigo propõe a investigar através de pesquisas literárias sobre possíveis indicadores que possam ser detectados na dificuldade de aprendizagem dos alunos, tem como objeto de estudo a aprendizagem humana, possibilitando condições ao psicopedagogo para investigar, diagnosticar e intervir mediante as dificuldades de aprendizagem, dando orientação especializada ao professor. Discutindo alguns aspectos sobre: as características gerais, as áreas de percepção, envolvidas,  conceito e classificação, tipos de dificuldades de aprendizagem, possíveis causas, tratamento e orientações sobre como lidar com a dificuldade.
 Com base nos projeto de lei n o 3.124, de 1997 Dispõe sobre a regulamentação da profissão de Psicopedagogo, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicopedagogia e determinam outras providências.  Pontos relevantes são da aproximação do psicopedagogo no campo educacional, dando sua contribuição na equipe multidisciplinar dentro escola e a intervenção com alunos.
O papel do psicopedagogo diante das dificuldades de aprendizagem é fazer uma analise da situação para posteriormente poder diagnosticar os problemas e suas causas. Levantando hipóteses através de analise que o individuo apresenta. Ouvindo as queixas, do individuo, da família, da escola, e precisa fazer também um resgate da história de vida da pessoa, e importante também conhecer o sujeito e seus aspectos neurofisiológicos, afetivos cognitivos e sociais.
Em primeiro momento o psicopedagogo vai analisar os fatores envolvidos nos transtornos. O diagnostico da possibilidade e abre caminhos para uma possível intervenção e da inicio a um processo de superação das dificuldades. Num segundo momento o psicopedagogo iniciar o processo de intervenção junto a escola, promovendo mudanças que são necessárias, com orientação junto a própria escola e encaminhando a um trabalho clinico especializado.
Todo diagnostico psicopedagógico e, em si uma investigação, daquilo que não está bem, em relação aquilo que se espera do individuo. Essa investigação surge com a queixa, trazida pela família escola ou o próprio individuo. Refere-se ao não aprender, o aprender com dificuldade ou lentamente, e até mesmo de revelar aquilo que ele não aprendeu, às vezes fugindo de situações de possível aprendizagem.
Os recursos disponíveis ao profissional constituem em instrumentos para a realização do diagnostico e da intervenção psicopedagógica. Os desejos incontidos no inconsciente podem ser manifestos sem os mecanismos de defesa, por meio dos jogos. Pode também fazer uso de desenhos brincadeiras, cabe ao psicopedagogo estar atento, observando o sujeito, analisando as mensagens, que forem manifestas pelas suas emoções. Cabe ao Psicopedagogo em primeiro lugar, estabelecer um vínculo positivo com o aprendiz, a fim de proporcionar o resgate do prazer de aprender. É um trabalho terapêutico centrado na aprendizagem, mas levando-se em consideração o aprendente como um todo, seu meio e suas relações.


BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: Contribuição a partir da prática. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Palavras-Chaves: Psicopedagogo; Aprendizagem; Aluno .

Nenhum comentário:

Postar um comentário