SANTOS, Mirany Pereira dos.
SANTOS, Miralucy Pereira dos.
Este artigo propõe a investigar
através de pesquisas literárias sobre possíveis indicadores que possam ser
detectados na dificuldade de aprendizagem dos alunos, tem como objeto de estudo
a aprendizagem humana, possibilitando condições ao psicopedagogo para investigar, diagnosticar e intervir mediante as
dificuldades de aprendizagem, dando orientação
especializada ao professor. Discutindo alguns aspectos sobre: as
características gerais, as áreas de
percepção, envolvidas, conceito e classificação, tipos de dificuldades de aprendizagem, possíveis
causas, tratamento e orientações sobre como lidar com a dificuldade.
Com base nos projeto de lei n o 3.124, de 1997 Dispõe sobre a regulamentação da
profissão de Psicopedagogo, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de
Psicopedagogia e determinam outras providências. Pontos relevantes são da aproximação do psicopedagogo no campo educacional, dando sua
contribuição na equipe multidisciplinar dentro escola e a intervenção com
alunos.
O papel do psicopedagogo diante das
dificuldades de aprendizagem é fazer uma analise da situação para
posteriormente poder diagnosticar os problemas e suas causas. Levantando
hipóteses através de analise que o individuo apresenta. Ouvindo as queixas, do
individuo, da família, da escola, e precisa fazer também um resgate da história
de vida da pessoa, e importante também conhecer o sujeito e seus aspectos
neurofisiológicos, afetivos cognitivos e sociais.
Em primeiro momento o psicopedagogo
vai analisar os fatores envolvidos nos transtornos. O diagnostico da
possibilidade e abre caminhos para uma possível intervenção e da inicio a um
processo de superação das dificuldades. Num segundo momento o psicopedagogo
iniciar o processo de intervenção junto a escola, promovendo mudanças que são
necessárias, com orientação junto a própria escola e encaminhando a um trabalho
clinico especializado.
Todo diagnostico
psicopedagógico e, em si uma investigação, daquilo que não está bem, em relação
aquilo que se espera do individuo. Essa investigação surge com a queixa,
trazida pela família escola ou o próprio individuo. Refere-se ao não aprender,
o aprender com dificuldade ou lentamente, e até mesmo de revelar aquilo que ele
não aprendeu, às vezes fugindo de situações de possível aprendizagem.
Os recursos disponíveis ao
profissional constituem em instrumentos para a realização do diagnostico e da
intervenção psicopedagógica. Os desejos incontidos no inconsciente podem ser
manifestos sem os mecanismos de defesa, por meio dos jogos. Pode também fazer
uso de desenhos brincadeiras, cabe ao psicopedagogo estar atento, observando o
sujeito, analisando as mensagens, que forem manifestas pelas suas emoções. Cabe ao Psicopedagogo em primeiro lugar, estabelecer um
vínculo positivo com o aprendiz, a fim de proporcionar o resgate do prazer de
aprender. É um trabalho terapêutico centrado na aprendizagem, mas levando-se em
consideração o aprendente como um todo, seu meio e suas relações.
BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: Contribuição a
partir da prática. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Palavras-Chaves: Psicopedagogo; Aprendizagem; Aluno .
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