sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Perfil dos jovens e adultos que frequentam o EJA


QUEIROS, Lucinete Ribeiro de Oliveira.
SILVA, Regina da
ROSÁRIO, Eliane Maria do
OLIVEIRA, Antonise Maria de Barros.

            Ao realizar um trabalho na modalidade EJA é necessário que o professor reflita sobre o perfil do aluno que irá encontrar, para que sua prática pedagógica seja acolhedora e atenda as necessidades educacionais e sociais deste aluno. O jovem que frequenta esta modalidade de ensino não tem o mesmo perfil que um jovem que frequenta a escola em tempo regular. Ele traz uma sequencia de fatores que determinaram essa entrada tardia, ou mesmo, sua evasão do ambiente escolar. Dentre esses fatores, temos o fato de que muitos deles começaram a trabalhar enquanto crianças para ajudar a família, tendo que, se ausentar da escola. E se frequentavam a escola, só que, por apresentarem algum tipo de dificuldade, na qual a professora não identificou ou se identificou não conseguiu trabalhar de forma a superá-la, ficou taxado pelos colegas e/ou até mesmo pelos professores como o aluno “burro”, “perturbador”, “que não quer nada com a vida”. Temos ainda, a falta de incentivo no ambiente familiar que leva a criança desvalorizar Educação Escolar.
O adulto tem um perfil parecido com o do jovem. Quando nos referimos à educação destas pessoas temos que levar em consideração uma série de fatores, o econômico, social, racial, pois eles determinam muito a situação educacional. Muitos destes adultos não tiveram a oportunidade de estudar, porque moravam em regiões rurais com difícil acesso à escola e tinham que trabalhar na roça. Pelo fato de terem constituído família, muitas vezes não sobra tempo para se dedicarem aos estudos.  E assim, muitos deles sentem vergonha de voltar à escola, por se acharem “velhos” demais para estudar.
Sendo assim, na Educação de Jovens e Adultos deve ser considerado a história de vida dos alunos, pois eles já trazem uma bagagem, um conhecimento de mundo que deve ser levado em consideração na hora do ensino como um fator contribuinte.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização, leitura do mundo, leitura da palavra. Paz e Terra, 1ª Edição, 1990.

Palavras-Chave: Jovem; Adulto; Ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário