quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Leituras significativas propostas no livro didático


DUARTE, Iuza Eva Figueiredo.

Diariamente professores e alunos apoiam-se em livros didáticos e seguem a rotina escola. Mas o que realmente percebemos é que tanto professores quanto alunos, limitam-se ao livro didático como sendo a única ferramenta a ser usada em sala de aula, e consequentemente, limitando a criatividade discursiva de ambos. Não pretendo aqui desvalorizar a utilização do livro, apenas considero que ele não tem necessariamente por finalidade apresentar respostas prontas e definitivas. Acredito que o livro possa servir de estimulo para ampliar as atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, principalmente no que se refere à leitura.
É fato perceber que se o professor não realizar um trabalho de aproximação entre a proposta do livro didático e a realidade de seus alunos, esses não se sentirão atraídos a refletir sobre o que está sendo apresentado. Melhor seria que os materiais didáticos fossem desenvolvidos dentro de cada realidade escolar individualmente, o que sabemos ser humana e monetariamente inviável.
O que é possível perceber ao se analisar livros didáticos é que o processo de competência e elaboração textual a ser desenvolvido pelos alunos passa necessariamente pela formação continuada dos professores. Ou seja, o professor exerce importante papel na facção dos textos escritos em sala de aula propostos pelos livros didáticos e, esse processo continuado da formação dos professores precisa ser experimentado por todos os integrantes do universo escolar. Um universo complexo que traz em si elementos de todas as classes sociais, dos mais ricos aos mais pobres, de todas as raças e etnias. Todos se encontram em um mesmo espaço físico: a sala de aula, e cabe ao professor lidar com toda essa complexidade.

SOUSA, Deusa Maria de. Autoridade, autoria e livro didático. In: Interpretação, autoria e legitimização do livro didático. Maria José Coracini. São Paulo: Pontes, 1999, p. 27-31.

Palavras-Chave: Livro didático; Competências; Reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário