ALMEIDA,
Valtenia de
CAMPOS,
Rosalice Gonçalves
MENDONÇA,
Sirlei Aparecida de.
SOUZA, Rozani
Maria de França
Depois de iniciado a experiência com
a leitura e escrita e necessário que estes atos se façam de forma crítica,
ativa e consciente. Baseado nisto, é que se deve pensar no ensino da leitura
enquanto letramento. Letramento significa que o sujeito leitor está fazendo uso
de suas habilidades de leitura e escrita em situações sociais cotidianas com
intuito de resolver conflitos ou situações problemas, ou seja. Assim, o
professor pode possibilitar este letramento na medida em que sugere atividades
que façam parte da realidade concreta do aluno, que leve para a escola
elementos de sua vivência a fim de que os alunos possam pensar sobre eles e saber
como usá-los.
O letramento pode ser realizado
também através da literatura, classificando-se assim como letramento
literário. Pensando no letramento
literário enquanto prática de leitura é necessário ressaltar as estratégias
utilizadas no momento da leitura. O primeiro passa para a leitura é seleção do
livro a ser lido. Este livro pode ser um clássico, pode fazer parte dos
contemporâneos ou tratar de temas diversos. Depois parte-se para a prática de
leitura. Neste momento o leitor passará por três fases, são elas: antecipação
que “consiste nas várias operações que o leitor realiza antes de penetrar no
texto propriamente dito” (COSSON, 2007, p. 40) , decifração é o momento em que
“entramos no texto através da palavra e das letras” (COSSON, 2007, p. 40) e interpretação
são “as relações estabelecidas pelo leitor quando processa o texto” (COSSON,
2007, p. 40).
E por fim, depois de realizada a
leitura, é necessária que os conhecimentos apreendidos na leitura sejam
sistematizados. Agora, o professor deve propor diferentes atividades que levem
os alunos a sistematizarem o que conseguiram construir. Durante este processo
realiza-se também a atividade de escrita.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática.
São Paulo: Contexto, 2007.
Palavras-Chave: Leitura; Escrita, Letramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário