sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Letramento Literário


ALMEIDA, Valtenia de
CAMPOS, Rosalice Gonçalves
MENDONÇA, Sirlei Aparecida de.
SOUZA, Rozani Maria de França



Depois de iniciado a experiência com a leitura e escrita e necessário que estes atos se façam de forma crítica, ativa e consciente. Baseado nisto, é que se deve pensar no ensino da leitura enquanto letramento. Letramento significa que o sujeito leitor está fazendo uso de suas habilidades de leitura e escrita em situações sociais cotidianas com intuito de resolver conflitos ou situações problemas, ou seja. Assim, o professor pode possibilitar este letramento na medida em que sugere atividades que façam parte da realidade concreta do aluno, que leve para a escola elementos de sua vivência a fim de que os alunos possam pensar sobre eles e saber como usá-los.
O letramento pode ser realizado também através da literatura, classificando-se assim como letramento literário.  Pensando no letramento literário enquanto prática de leitura é necessário ressaltar as estratégias utilizadas no momento da leitura. O primeiro passa para a leitura é seleção do livro a ser lido. Este livro pode ser um clássico, pode fazer parte dos contemporâneos ou tratar de temas diversos. Depois parte-se para a prática de leitura. Neste momento o leitor passará por três fases, são elas: antecipação que “consiste nas várias operações que o leitor realiza antes de penetrar no texto propriamente dito” (COSSON, 2007, p. 40) , decifração é o momento em que “entramos no texto através da palavra e das letras” (COSSON, 2007, p. 40) e interpretação são “as relações estabelecidas pelo leitor quando processa o texto” (COSSON, 2007, p. 40).
E por fim, depois de realizada a leitura, é necessária que os conhecimentos apreendidos na leitura sejam sistematizados. Agora, o professor deve propor diferentes atividades que levem os alunos a sistematizarem o que conseguiram construir. Durante este processo realiza-se também a atividade de escrita.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.

Palavras-Chave: Leitura; Escrita, Letramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário