sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Texto, Textualidade e a Aprendizagem da Escrita


ALMEIDA, Valtenia de
CAMPOS, Rosalice Gonçalves
MENDONÇA, Sirlei Aparecida de.
SOUZA, Rozani Maria de França



Ao se compreender como se dá o processo de leitura e escrita tendo o letramento literário como meio, é necessário verificar o que se conceitua enquanto texto e textualidade. Partiremos do principio de que texto é um discurso produzido dentro de um contexto e que leva em conta para que ele aconteça uma situação de comunicação entre locutor e interlocutor. Neste sentido o texto não são frases soltas, sem significado e sem sentido, como afirma Costa Val (2006, p. 3) “texto ou discurso como ocorrência lingüística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sócio comunicativa, semântica e formal”.
Para tanto ele possui algumas características que devem ser explanadas, são elas o caráter pragmático do texto “que tem a ver com o seu funcionamento enquanto atuação informacional e comunicativa”, o semântico-conceitual, “de que depende sua coerência”, e o formal, “que diz respeito à sua coesão” (COSTA VAL, 2006, p. 5).
Baseado nestas explicações sobre o que venha a ser um texto tem-se o conceito de textualidade segundo Costa Val (2006, p. 5) em que, “chama-se textualidade ao conjunto de características que fazem com que um texto seja texto, e não uma sequência de frases.”. Estas características são: a coerência e a coesão que representam dentro do texto o seu sentido lógico, que dá ao texto unidade de significado e de sentido. Sendo a coerência o sentido e a coesão os elementos gramaticais que possibilitam este sentido. Tem-se ainda o conceito de intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade, todos necessários ao aprendizado da escrita textual. O estudo desses temas são de extrema importância para o ensino da leitura e da escrita na escola, uma vez que, nos instrumentaliza a ter uma prática que contribua para a formação de escritos críticos e ativos.

COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e Textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Palavras-Chave: Texto; Textualidade; Escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário