ALMEIDA,
Valtenia de
CAMPOS,
Rosalice Gonçalves
MENDONÇA,
Sirlei Aparecida de.
SOUZA, Rozani
Maria de França
Ao se compreender como se dá o
processo de leitura e escrita tendo o letramento literário como meio, é
necessário verificar o que se conceitua enquanto texto e textualidade.
Partiremos do principio de que texto é um discurso produzido dentro de um
contexto e que leva em conta para que ele aconteça uma situação de comunicação
entre locutor e interlocutor. Neste sentido o texto não são frases soltas, sem
significado e sem sentido, como afirma Costa Val (2006, p. 3) “texto ou
discurso como ocorrência lingüística falada ou escrita, de qualquer extensão,
dotada de unidade sócio comunicativa, semântica e formal”.
Para tanto ele possui algumas
características que devem ser explanadas, são elas o caráter pragmático do texto
“que tem a ver com o seu funcionamento enquanto atuação informacional e
comunicativa”, o semântico-conceitual, “de que depende sua coerência”, e o
formal, “que diz respeito à sua coesão” (COSTA VAL, 2006, p. 5).
Baseado nestas explicações sobre o
que venha a ser um texto tem-se o conceito de textualidade segundo Costa Val
(2006, p. 5) em que, “chama-se textualidade ao conjunto de características que
fazem com que um texto seja texto, e não uma sequência de frases.”. Estas
características são: a coerência e a coesão que representam dentro do texto o
seu sentido lógico, que dá ao texto unidade de significado e de sentido. Sendo
a coerência o sentido e a coesão os elementos gramaticais que possibilitam este
sentido. Tem-se ainda o conceito de intencionalidade, a aceitabilidade, a
situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade, todos necessários ao
aprendizado da escrita textual. O estudo desses temas são de extrema
importância para o ensino da leitura e da escrita na escola, uma vez que, nos
instrumentaliza a ter uma prática que contribua para a formação de escritos
críticos e ativos.
COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e Textualidade. São Paulo:
Martins Fontes, 2006.
Palavras-Chave: Texto; Textualidade; Escrita.
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