sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Currículo Integrado


MORETE, Márcia Jorge Ferreira Melo.
BORGES, Márcia Regina de Campos.
GUABIRABA,Tais Ramos.
QUEIROS, Lucia Auxiliadora Gonçalves

            Como proposta, tem-se o currículo integrado, visto por alguns autores como sinônimo de interdisciplinaridade e, visto por outros como superação deste. O currículo integrado pressupõe uma associação direta entre os conhecimentos ensinados/aprendidos em sala de aula. Conhecimentos que possuem uma relação entre si e, com a realidade social na qual circulam. Neste sentido, eles servirão de instrumentos de mobilização para os alunos. Mobilização orientada por uma educação que incentive uma participação ativa, crítica e responsável na sociedade, participação essa, que depende dessas capacidades juntamente com outras como:
Pensando nestas habilidades que o currículo integrado se propõe a desenvolver pode-se verificar o quanto esta proposta está preocupada com a formação do sujeito, e não apenas com a memorização de conteúdos. Não que desconsidere a importância do conteúdo, pelo contrário procura trabalhá-lo em sua totalidade considerando suas implicações sociais e subjetivas. Esta integração prevê uma retomada de posição diante do significado de aluno, de conhecimento e de prática pedagógica. O aluno antes visto como deposito de conteúdo, agora ganha visibilidade e espaço dentro do contexto escolar sendo considerado enquanto sujeito de sua aprendizagem:
O conhecimento ensinado, que tinha uma ligação direta com as ciências passa a contar com outras fontes, como as experiências e expectativas dos alunos e professores e práticas e valores sociais. Neste sentido, considerando essas transformações com relação a essas duas categorias que é aluno e conhecimento, nada mais certo do que rever a prática pedagógica na direção de contemplar essas novas expectativas.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Palavras-Chave: Currículo; Integração; Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário