BORGES,Justina
de Campos.
ARRUDA,
Cirlene Moraes.
SILVA,
Elizabeth Keila
LEITE, Gleice
de Moura
A discussão sobre currículo
disciplinar e currículo integrado serve como base para a reflexão da prática
pedagógica. É válido lembrar que o modelo de currículo que se faz presente no
contexto escolar é o currículo disciplinar e, ainda tendo consciência de que
esse modelo não será superado de forma imediata, uma vez que as práticas
pedagógicas estão impregnadas por ele. Mesmo que propostas alternativas como a
educação popular, a escola ciclada e a escola integral surjam e ganhe espaço,
essas transformações não acontecerão de forma linear e progressiva, haverá
muitos retrocessos e dificuldades a serem superadas.
Neste
sentido é necessário que os professores (as) tenham a iniciativa de propor um
trabalho integrado entre si, mesmo que sua prática integrada não provoque
mudanças estruturais na escola ou no sistema, mas que terá resultados
significativos nos sujeitos envolvidos com a aprendizagem. Para que isso de
fato aconteça os alunos precisam ser levados a desenvolver algumas capacidades
e habilidades, como pensamento crítico, reflexivo, participativo e etc. E isso
depende de como os conhecimentos são ensinados e aprendidos na escola, ou seja,
depende de como os professores estão encaminhando sua prática pedagógica, se de
forma integrada ou de forma fragmentada.
Esta
integração segue no sentido de promover uma educação de qualidade, educação que
assuma para si a responsabilidade de auxiliar na transformação da sociedade.
Uma sociedade que precisa de cidadãos ativos e críticos capazes de agir para a
realização de um bem comum, de uma sociedade mais justa e igualitária. O
currículo integrado pressupõe uma educação totalizante, em que os conhecimentos
são construídos apresentando uma ligação entre si. E, acima de tudo, dotados de
significado para o aluno que o aprende.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes.
Integração como proposta de uma nova ordem na educação. In: Linguagens, espaços e tempos no ensinar e
aprender. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio
de Janeiro: DP&A, 2000.
Palavras-Chave: Currículo; Disciplinar; Integrado.
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