sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Currículo: disciplinar ou integrado?


BORGES,Justina de Campos.
ARRUDA, Cirlene Moraes.
SILVA, Elizabeth Keila
LEITE, Gleice de Moura


A discussão sobre currículo disciplinar e currículo integrado serve como base para a reflexão da prática pedagógica. É válido lembrar que o modelo de currículo que se faz presente no contexto escolar é o currículo disciplinar e, ainda tendo consciência de que esse modelo não será superado de forma imediata, uma vez que as práticas pedagógicas estão impregnadas por ele. Mesmo que propostas alternativas como a educação popular, a escola ciclada e a escola integral surjam e ganhe espaço, essas transformações não acontecerão de forma linear e progressiva, haverá muitos retrocessos e dificuldades a serem superadas.
       Neste sentido é necessário que os professores (as) tenham a iniciativa de propor um trabalho integrado entre si, mesmo que sua prática integrada não provoque mudanças estruturais na escola ou no sistema, mas que terá resultados significativos nos sujeitos envolvidos com a aprendizagem. Para que isso de fato aconteça os alunos precisam ser levados a desenvolver algumas capacidades e habilidades, como pensamento crítico, reflexivo, participativo e etc. E isso depende de como os conhecimentos são ensinados e aprendidos na escola, ou seja, depende de como os professores estão encaminhando sua prática pedagógica, se de forma integrada ou de forma fragmentada.
            Esta integração segue no sentido de promover uma educação de qualidade, educação que assuma para si a responsabilidade de auxiliar na transformação da sociedade. Uma sociedade que precisa de cidadãos ativos e críticos capazes de agir para a realização de um bem comum, de uma sociedade mais justa e igualitária. O currículo integrado pressupõe uma educação totalizante, em que os conhecimentos são construídos apresentando uma ligação entre si. E, acima de tudo, dotados de significado para o aluno que o aprende.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração como proposta de uma nova ordem na educação. In: Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

Palavras-Chave: Currículo; Disciplinar; Integrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário