EGUES,
Marizete
LIMA, Simone
Cardoso
BARROS,
Edjania Pereira Reis de
SANTOS,
Cristiane Maria dos.
Planejar é o momento em que o alfabetizador vai organizar os
conteúdos e a forma como serão ministrados em sala de aula. O ato de planejar
exige do alfabetizador, além dos conteúdos de ensino, conhecimentos acerca dos
alunos, suas experiências de vida, suas necessidades, suas características
básicas. Só a partir dessas realidades e em consonância com elas, ganham
sentido aos propósitos definidos em um plano de aula.
Neste
sentido, o alfabetizador ao refletir sobre os conteúdos a serem ministrados,
precisa contar com a participação dos seus alunos na busca da temática da
realidade social a serem estudadas, abrangendo os aspectos sócio-culturais,
econômicos e políticos presentes nas relações sociais, nos interesses e
necessidades dos alunos.
Além disso,
há ainda que destacar que o processo de ensino-aprendizagem é dinâmico,
portando, sujeito de alterações no percurso de seu desenvolvimento. Assim, o
plano deve ser considerado um roteiro de trabalho, um guia que poderá ser
alterado na medida em que as situações de ensino evidenciam tal necessidade.
Como ressalta Franchi (1988), “planejar não é prever rotina, mas um ato de
imaginação” em que o alfabetizador coordena as atividades e orienta a atuação
dos alunos, numa ação conjunta em torno dos problemas previstos e adequados aos
objetivos a que se propõe, ou seja, aprendizagem da leitura e da escrita.
Para que isso ocorra, é necessário
estimular a curiosidade científica, a investigação da realidade, associada à
criatividade. O resultado esperado, como fruto do planejamento do
alfabetizador, é que o alfabetizador possa aplicar o conhecimento adquirido às
situações do seu cotidiano sempre no intuito de provocar transformações. Em síntese, o plano é um sistema de
referência para o trabalho do alfabetizador; supõe conhecimentos da realidade,
trazendo explicitamente uma concepção de ensino.
FRANCHI, Eglê. Pedagogia da Alfabetização. Da oralidade
Escrita. São Paulo: Cortez, 1988.
Palavras-chave: Organizar;, Objetivos; Investigação.
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