sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Planejar é necessário na Educação de Jovens e Adultos


EGUES, Marizete
LIMA, Simone Cardoso
BARROS, Edjania Pereira Reis de
SANTOS, Cristiane Maria dos.

            Planejar é o momento em que o alfabetizador vai organizar os conteúdos e a forma como serão ministrados em sala de aula. O ato de planejar exige do alfabetizador, além dos conteúdos de ensino, conhecimentos acerca dos alunos, suas experiências de vida, suas necessidades, suas características básicas. Só a partir dessas realidades e em consonância com elas, ganham sentido aos propósitos definidos em um plano de aula.         
            Neste sentido, o alfabetizador ao refletir sobre os conteúdos a serem ministrados, precisa contar com a participação dos seus alunos na busca da temática da realidade social a serem estudadas, abrangendo os aspectos sócio-culturais, econômicos e políticos presentes nas relações sociais, nos interesses e necessidades dos alunos.
            Além disso, há ainda que destacar que o processo de ensino-aprendizagem é dinâmico, portando, sujeito de alterações no percurso de seu desenvolvimento. Assim, o plano deve ser considerado um roteiro de trabalho, um guia que poderá ser alterado na medida em que as situações de ensino evidenciam tal necessidade. Como ressalta Franchi (1988), “planejar não é prever rotina, mas um ato de imaginação” em que o alfabetizador coordena as atividades e orienta a atuação dos alunos, numa ação conjunta em torno dos problemas previstos e adequados aos objetivos a que se propõe, ou seja, aprendizagem da leitura e da escrita.
Para que isso ocorra, é necessário estimular a curiosidade científica, a investigação da realidade, associada à criatividade. O resultado esperado, como fruto do planejamento do alfabetizador, é que o alfabetizador possa aplicar o conhecimento adquirido às situações do seu cotidiano sempre no intuito de provocar transformações.             Em síntese, o plano é um sistema de referência para o trabalho do alfabetizador; supõe conhecimentos da realidade, trazendo explicitamente uma concepção de ensino.

FRANCHI, Eglê. Pedagogia da Alfabetização. Da oralidade Escrita. São Paulo: Cortez, 1988.

Palavras-chave: Organizar;, Objetivos; Investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário