sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Processo de alfabetização e letramento


LEAL, Mariza.
ROSA, Peterson de Oliveria.
FERREIRA, Josemeire do Nascimento.
BARROS, Edjania Pereira Reis de



O momento crucial de toda a sequência da vida escolar é o momento da alfabetização, que requer de todos nós um olhar especial na busca de estratégias de ensino que promovam os alunos, garantindo o seu desenvolvimento e participação na construção do conhecimento.
A alfabetização é um processo de representação, ou seja, e o domínio da codificação e decodificação do alfabeto. Para aprender a ler e escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual; precisa aprender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa, graficamente a linguagem. Na aprendizagem da leitura e da escrita, a criança percorre longo caminho, passando por estágios evolutivos de elaboração.
 O mundo atual se acha cada vez centrado na escrita. O apelo informativo a nossa volta é grande. Múltiplos códigos se articulam com as diversas linguagens e seus sistemas, exigindo reflexões e práticas relacionadas à comunicação, que possibilitem uma participação social maior do indivíduo e um melhor atendimento as demandas sociais. Para isso, hoje, não basta apenas saber ler e escrever. É preciso ser letrado.
O letramento exprime um nível maior de compreensão das palavras, símbolos e códigos necessários para interpretar e usar os instrumentos da linguagem e da comunicação. É preciso saber usar a leitura e a escrita nas práticas sociais que as demandam, sofrendo modificações cognitivas, linguísticas, culturais, políticas econômicas e sociais. Quem aprende a ler e a escrever e passa a usar a leitura e a escrita, envolvendo-se com esta prática torna-se uma pessoa diferente; muda o seu modo de viver sua relação com os outros e com a sua cultura. Uma pessoa letrada muda sua maneira de pensar,de falar,de participar da vida e da comunidade.

KLEIMAN, A. B. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a pratica social da escrita. Campinas, Mercado das Letras, 1995.

Palavras-Chave: Escrita; Práticas sociais; Letramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário