LEAL,
Mariza.
ROSA,
Peterson de Oliveria.
FERREIRA, Josemeire do Nascimento.
BARROS,
Edjania Pereira Reis de
O momento crucial de toda a sequência da vida
escolar é o momento da alfabetização, que requer de todos nós um olhar especial
na busca de estratégias de ensino que promovam os alunos, garantindo o seu
desenvolvimento e participação na construção do conhecimento.
A alfabetização é um processo de representação, ou
seja, e o domínio da codificação e decodificação do alfabeto. Para aprender a
ler e escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza
conceitual; precisa aprender não só o que a escrita representa, mas também de
que forma ela representa, graficamente a linguagem. Na aprendizagem da leitura
e da escrita, a criança percorre longo caminho, passando por estágios
evolutivos de elaboração.
O mundo atual
se acha cada vez centrado na escrita. O apelo informativo a nossa volta é
grande. Múltiplos códigos se articulam com as diversas linguagens e seus
sistemas, exigindo reflexões e práticas relacionadas à comunicação, que
possibilitem uma participação social maior do indivíduo e um melhor atendimento
as demandas sociais. Para isso, hoje, não basta apenas saber ler e escrever. É
preciso ser letrado.
O letramento exprime um nível maior de compreensão
das palavras, símbolos e códigos necessários para interpretar e usar os
instrumentos da linguagem e da comunicação. É preciso saber usar a leitura e a
escrita nas práticas sociais que as demandam, sofrendo modificações cognitivas,
linguísticas, culturais, políticas econômicas e sociais. Quem aprende a ler e a
escrever e passa a usar a leitura e a escrita, envolvendo-se com esta prática
torna-se uma pessoa diferente; muda o seu modo de viver sua relação com os
outros e com a sua cultura. Uma pessoa letrada muda sua maneira de pensar,de
falar,de participar da vida e da comunidade.
KLEIMAN, A. B. (org.) Os significados do letramento:
uma nova perspectiva sobre a pratica social da escrita. Campinas,
Mercado das Letras, 1995.
Palavras-Chave: Escrita;
Práticas sociais; Letramento.
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