CUNHA,
Maria Barbara da
COSTA,
Luiza Maria da
PASINI,
Lurdes Rosa
SARAT,
Suzele Campos
A construção do Projeto
Político-Pedagógico (PPP) não tem uma relação direta com sua efetivação na
prática. Muitas vezes ele é construído como uma forma de estar atendendo a
determinações gerais vindas de cima.
Neste sentido não se verifica nenhum comprometimento, por parte dos
envolvidos, com o que se faz e muito menos com o que se quer realizar para que
haja mudança. Apesar de ele se configurar como norte para os trabalhos
pedagógicos o que se percebe são ações isoladas e sem seguir o referencial
proposto no projeto político-pedagógico. Os professores em sala de aula seguem
planos muitas vezes já estabelecidos nos livros didáticos e que nem sempre
condizem com o que a instituição se propõe a fazer ou estão de acordo com suas
necessidades, recaindo apenas em transmissão de conteúdos.
Essa é uma realidade que não deveria
estar presente, as finalidades propostas no PPP deveriam fazer parte de todas
as ações realizadas no contexto escolar, seja na ação do diretor, seja na ação
do coordenador, do professor, do secretário, enfim de todos que de uma forma ou
de outra estão a serviço da educação.
Da mesma forma que é elaborado o
plano global da escola, o projeto político-pedagógico, deve também ser
elaborado o plano de trabalho de cada um dos setores presentes na instituição.
Se tratando do professor, seu plano de
trabalho deve estar baseado no marco operativo, que traduz a ação pedagógica
necessária para se alcançar o que se propõe no referencial, ou seja, o modelo
de formação que se pretende ter. Este planejamento deve seguir a seguinte
lógica: estabelecimento, com base no PPP, da finalidade de sua ação, ou seja, a
construção do seu próprio marco operativo, depois disso, passa-se para o
diagnostico, em que serão levantadas as necessidades a serem supridas em cada
uma das áreas temáticas, utilizando-se para isto de indicadores. E por fim, a
programação que levará o professor a preparar conteúdos que vão ao encontro das
necessidades encontradas.
MARQUES, Genésio. Elaboração do Projeto Político-Pedagógico.
Cuiabá: UFMT, 2008, p. 78 a 88.
Palavras-Chave: Planejamento; Participação;
Prática pedagógica.
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