sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A construção do Projeto Político-Pedagógico


CUNHA, Maria Barbara da
COSTA, Luiza Maria da
PASINI, Lurdes Rosa
SARAT, Suzele Campos


A construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) não tem uma relação direta com sua efetivação na prática. Muitas vezes ele é construído como uma forma de estar atendendo a determinações gerais vindas de cima.  Neste sentido não se verifica nenhum comprometimento, por parte dos envolvidos, com o que se faz e muito menos com o que se quer realizar para que haja mudança. Apesar de ele se configurar como norte para os trabalhos pedagógicos o que se percebe são ações isoladas e sem seguir o referencial proposto no projeto político-pedagógico. Os professores em sala de aula seguem planos muitas vezes já estabelecidos nos livros didáticos e que nem sempre condizem com o que a instituição se propõe a fazer ou estão de acordo com suas necessidades, recaindo apenas em transmissão de conteúdos.
Essa é uma realidade que não deveria estar presente, as finalidades propostas no PPP deveriam fazer parte de todas as ações realizadas no contexto escolar, seja na ação do diretor, seja na ação do coordenador, do professor, do secretário, enfim de todos que de uma forma ou de outra estão a serviço da educação.
Da mesma forma que é elaborado o plano global da escola, o projeto político-pedagógico, deve também ser elaborado o plano de trabalho de cada um dos setores presentes na instituição. Se tratando do professor,  seu plano de trabalho deve estar baseado no marco operativo, que traduz a ação pedagógica necessária para se alcançar o que se propõe no referencial, ou seja, o modelo de formação que se pretende ter. Este planejamento deve seguir a seguinte lógica: estabelecimento, com base no PPP, da finalidade de sua ação, ou seja, a construção do seu próprio marco operativo, depois disso, passa-se para o diagnostico, em que serão levantadas as necessidades a serem supridas em cada uma das áreas temáticas, utilizando-se para isto de indicadores. E por fim, a programação que levará o professor a preparar conteúdos que vão ao encontro das necessidades encontradas.

MARQUES, Genésio. Elaboração do Projeto Político-Pedagógico. Cuiabá: UFMT, 2008, p. 78 a 88.

Palavras-Chave: Planejamento; Participação; Prática pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário