sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Elaboração do Projeto Político-Pedagógico


QUEIROS, Lucinete Ribeiro de Oliveira.
SILVA, Regina da.
ROSÁRIO, Eliane Maria do.
OLIVEIRA, Antonise Maria de Barros


A construção do Projeto Político-Pedagógico possui algumas etapas de construção. O marco referencial consiste no “para que” da instituição, é a compreensão e definição de sua finalidade, de seu papel social e acima de tudo a construção de sua identidade. Ele possui algumas subdivisões, compreendendo o marco situacional, o marco político ou filosófico e o marco operativo ou pedagógico. Começando pelo marco situacional pode-se dizer que ele se configura em uma compreensão acerca da realidade a qual a escola está inserida, seu funcionamento, seus limites e possibilidades. Já o marco político, pretende estabelecer e se posicionar acerca de um ideal de sociedade e de homem a ser perseguido, uma proposta de sociedade. E por último, o marco pedagógico ou operativo, também se configura na tomada de posição, só que este se refere à atividade fim da escola que é o ato pedagógico.
O diagnostico se caracteriza como a segunda parte do PPP a ser elaborada. Apresenta-se como um momento em que se faz uma análise da realidade vivida pela instituição com intuito de se verificar qual é a distância do que se planejou no referencial e o que acontece na prática, no sentido de levantar as necessidades a serem superadas. O diagnostico é que vai dar elementos para que se pense numa melhora dessa prática.
A programação é a parte prática, em que, se propõem ações para aproximar o real do ideal. Ela é composta por objetivos, políticas e estratégias, rotinas e determinações gerais. Além desses comportamentos assumidos é necessário que se tenha algumas atividades que sejam permanentes/rotinas que viabilizem o andamento da instituição.

GANDIN, Danilo. GEMERASCA, Maristela P. Planejamento Participativo na Escola. O que é e como se faz. São Paulo: Loyola, 2004.

Palavras-Chave: Escola; Planejamento; Mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário