FRANÇA, Emanuele
Corrêa de.
FRANÇA, Maria
José Corrêa de.
FRANÇA, Gisely
Corrêa de.
SOUZA, Carla Andrea de Castro
Pensar e almejar uma sociedade inclusiva requer uma
filosofia que reconhece e valoriza a diversidade como característica
fundamental e real à constituição de qualquer sociedade. Tomando isto como
ponto de partida e tendo como guia o cenário ético dos Direitos Humanos,
percebe-se a necessidade de garantir o acesso e a participação de todos a todas
as oportunidades, independentes das características de cada indivíduo. Mesmo
porque em todas as instituições de ensino existe a diversidade e, é preciso
estar cientes de que a inclusão cresce a cada ano, mesmo as escolas não estando
preparadas para acolher e lidar com o diferente, buscamos nos princípios
filosóficos, sociológicos e antropológicos a contribuição para a concepção de
uma escola que atenda a diversidade.
A escola
comum ou a escola especial têm resistido às mudanças exigidas por uma abertura
às diferenças. Um dos principais empecilhos e desafios que a inclusão impõe ao
ensino comum é que mobilizam o professor a rever e a recriar suas práticas, a
entender as novas possibilidades educativas trazidas pela escola para todas.
Esses desafios estão sendo constantemente diminuídos devido as formações que
está se exigindo dos profissionais que trabalham diretamente com crianças que
possuem alguma deficiência. Existem professoras (es) dispostas (os) a vencer
barreiras como a falta de informação, o preconceito e a falta de formação, pois
entendem que o papel do professor também é aprender e produzir seu próprio
conhecimento.
O professor
precisa se abrir para o novo, pensar, produzir seu saber. A postura que os
professores podem assumir frente ao novo, ao aprender, identifica diferentes
modos de pensar a profissão, ela pode ser entendida como uma constante
aprendizagem parte de um movimento permanente de busca. Nesse sentido, Freire
(1996, p. 64) coloca que "a consciência do mundo e a consciência de si
como ser inacabado necessariamente inscrevem o ser consciente de sua
inconclusão num permanente movimento de busca". Em contrapartida, um
professor ou equipe escolar que respeite as diferenças, que seja comprometido
com elas, que acredite no potencial humano, acima de qualquer
FREIRE, P. Pedagogia
da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1996.
Palavras-Chave: Formação; Inclusão; Educação.
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