FRANÇA,
Emanuele Corrêa de.
FRANÇA, Maria
José Corrêa de.
FRANÇA, Gisely
Corrêa de.
SARAT, Suzele Campos
O educador possui
imensa carga de responsabilidade de ajudar os seus alunos em ter garantida a
aprendizagem. É sua tarefa ensiná-los a buscar pontos de vista diferentes para
suas hipóteses, a empenhar-se na dissolução de suas dúvidas, enfim, a aprender
a aprender.
Surgiram
situações dentro e fora da sala de aula acabarão exigindo dàs crianças um nível
de dificuldade, e a intervenção do professor será essencial para a superação de
seus obstáculos. É importante estar atendo às dificuldades das crianças para
ajudá-las a progredir cognitivamente. Elas precisam ver no professor alguém
apto a promover suas conquistas. Portanto, o professor deve estar aberto para
ouvir e procurar entender as dúvidas e os anseios dos educandos.
É
imprescindível valer-se da diversidade de materiais didático-pedagógicos. Assim
o livro didático, embora seja um instrumento que pode auxiliar na prática
pedagógica, não deve ser o único recurso do qual o professor dispõe para
ministrar suas aulas. O contexto
educacional está em processo de consolidação exige que o docente seja um eterno
estudioso. Para lidar com esses desafios que certamente a sala de aula
provocará, o educador precisa avaliar sua prática à luz do conhecimento teórico
disponível.
Cada vez mais, evidenciamos a certeza
de que é preciso que o professor construa sua identidade enquanto sujeito da
ação pedagógica na historicidade da escola e dos sujeitos que nela atuam,
demonstrando em sua prática cotidiana. O processo de estímulo à criatividade do docente assume então grande
dimensão, envolvendo a complexidade da personalidade do professor, no que diz
respeito a seus recursos e potencialidades, aplicados no ato pedagógico.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora: novas
exigências educacionais e profissão docente. 5. ed. São Paulo: Cortez,
2001.
Palavras-Chave: Formação; Professor; Ensino.
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