sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O que representa o professor da Educação Básica?


FRANÇA, Emanuele Corrêa de.
FRANÇA, Maria José Corrêa de.
FRANÇA, Gisely Corrêa de.
SARAT, Suzele Campos

            O educador possui imensa carga de responsabilidade de ajudar os seus alunos em ter garantida a aprendizagem. É sua tarefa ensiná-los a buscar pontos de vista diferentes para suas hipóteses, a empenhar-se na dissolução de suas dúvidas, enfim, a aprender a aprender.
            Surgiram situações dentro e fora da sala de aula acabarão exigindo dàs crianças um nível de dificuldade, e a intervenção do professor será essencial para a superação de seus obstáculos. É importante estar atendo às dificuldades das crianças para ajudá-las a progredir cognitivamente. Elas precisam ver no professor alguém apto a promover suas conquistas. Portanto, o professor deve estar aberto para ouvir e procurar entender as dúvidas e os anseios dos educandos.
            É imprescindível valer-se da diversidade de materiais didático-pedagógicos. Assim o livro didático, embora seja um instrumento que pode auxiliar na prática pedagógica, não deve ser o único recurso do qual o professor dispõe para ministrar suas aulas.      O contexto educacional está em processo de consolidação exige que o docente seja um eterno estudioso. Para lidar com esses desafios que certamente a sala de aula provocará, o educador precisa avaliar sua prática à luz do conhecimento teórico disponível.
Cada vez mais, evidenciamos a certeza de que é preciso que o professor construa sua identidade enquanto sujeito da ação pedagógica na historicidade da escola e dos sujeitos que nela atuam, demonstrando em sua prática cotidiana. O processo de estímulo à criatividade do docente assume então grande dimensão, envolvendo a complexidade da personalidade do professor, no que diz respeito a seus recursos e potencialidades, aplicados no ato pedagógico.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora: novas exigências educacionais e profissão docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Palavras-Chave: Formação; Professor; Ensino.

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