BOTTEGA,
Jaqueline.
SILVA, Maria
de Fátima.
FERREIRA,
Danielly Pereira
FERREIRA,
Angela Maria da Costa
.
A
leitura ocupa um lugar de destaque na aprendizagem geral dos alunos, no
entanto, o que se ouve comumente entre os professores é que os alunos não
gostam de ler e se estes leem, não entendem o significado do conteúdo escrito
em sua totalidade. A leitura constitui um recurso essencial no processo de
ensino-aprendizagem e ao mesmo tempo se constitui enquanto um objeto de estudo
a ser trabalhado em sala. Neste sentido, é necessário refletir na forma como
ela está sendo envolvida neste processo.
Assim,
o trabalho com a leitura precisa contemplar a leitura compreensiva, leitura por
prazer, leitura para se obter informação, enfim, a leitura tem inúmeras
utilidades e funções. É necessário conscientizar os alunos da importância da
leitura, para que se possa apreciar a cultura compreendendo a imensidão do
mundo, satisfazendo as suas necessidades em relação as suas dificuldades
apresentadas no processo de ensino-aprendizagem.
Com
certeza, o melhor método colocado à disposição pelos e para os educadores não
tem qualquer eficácia em sala de aula, se não tivermos um professor que
valoriza e seja um leitor de verdade. Um professor só transforma seu aluno num
leitor, se ele é um leitor competente. A leitura tem de ser para o professor
uma paixão, um hábito, sua razão de ser, seu projeto de vida. Assim, conseguirá
desenvolver práticas leitoras em seus alunos.
Um
trabalho junto ao aluno que procure dar a leitura à relevância necessária,
oportunizando ao mesmo criar hipóteses sobre a estrutura da mesma, a partir de
textos que viessem se tornar fontes inesgotáveis de conhecimento, esculpindo
seu significado com estilo e clareza, colocando em foco os principais conflitos
que cercam a existência humana, essenciais para a formação competente do leitor
crítico. Cabe à escola a tarefa de
oportunizar ao estudante situações de ensino-aprendizagem que contextualizam os
conhecimentos que os mesmos já trazem quando chegam a escola e os que vão
adquirindo nas aulas, sem que haja ruptura.
Construir
significado para o texto é tão somente compreende-lo, tarefa que não se
constitui com tanta facilidade em se tratando da leitura de textos em sala de
aula. Para tanto, se faz necessário adotar práticas que priorizem em vez de
fórmulas decoradas, o entendimento e a compreensão do que está sendo ensinado e
consequentemente adote posturas que possibilitem fazer uso, desse conhecimento
na vida prática, uma vez que tão importante quanto aprender a compreender é
utilizar essa compreensão para se tornar uma pessoa apta a exercer sua
cidadania e a fazer parte do mundo e do mercado de trabalho.
A leitura crítica é geradora de
significados, em que ao ler, o leitor cria seu próprio texto com base no que
foi lido, concordando ou discordando da ideia principal. Isto faz com que seja
diferenciada da decodificação de sinais, reprodução mecânica de informações que
por muito tempo foi considerada como interpretação textual, virando prática
habitual nas de Língua Portuguesa a cópia de fragmentos do texto, para servir
de resposta aos questionamentos feitos a respeito do que estava escrito.
SILVA, Lilian Lopes Marins da. A escolarização do leitor: a didática da
destruição da leitura. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.
Palavras-Chave: Leitura; Compreensão; Leitores.
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