quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A construção de leitores críticos


BOTTEGA, Jaqueline.
SILVA, Maria de Fátima.
FERREIRA, Danielly Pereira
FERREIRA, Angela Maria da Costa
.

          A leitura ocupa um lugar de destaque na aprendizagem geral dos alunos, no entanto, o que se ouve comumente entre os professores é que os alunos não gostam de ler e se estes leem, não entendem o significado do conteúdo escrito em sua totalidade. A leitura constitui um recurso essencial no processo de ensino-aprendizagem e ao mesmo tempo se constitui enquanto um objeto de estudo a ser trabalhado em sala. Neste sentido, é necessário refletir na forma como ela está sendo envolvida neste processo.
          Assim, o trabalho com a leitura precisa contemplar a leitura compreensiva, leitura por prazer, leitura para se obter informação, enfim, a leitura tem inúmeras utilidades e funções. É necessário conscientizar os alunos da importância da leitura, para que se possa apreciar a cultura compreendendo a imensidão do mundo, satisfazendo as suas necessidades em relação as suas dificuldades apresentadas no processo de ensino-aprendizagem.
          Com certeza, o melhor método colocado à disposição pelos e para os educadores não tem qualquer eficácia em sala de aula, se não tivermos um professor que valoriza e seja um leitor de verdade. Um professor só transforma seu aluno num leitor, se ele é um leitor competente. A leitura tem de ser para o professor uma paixão, um hábito, sua razão de ser, seu projeto de vida. Assim, conseguirá desenvolver práticas leitoras em seus alunos.
          Um trabalho junto ao aluno que procure dar a leitura à relevância necessária, oportunizando ao mesmo criar hipóteses sobre a estrutura da mesma, a partir de textos que viessem se tornar fontes inesgotáveis de conhecimento, esculpindo seu significado com estilo e clareza, colocando em foco os principais conflitos que cercam a existência humana, essenciais para a formação competente do leitor crítico. Cabe à escola a tarefa de oportunizar ao estudante situações de ensino-aprendizagem que contextualizam os conhecimentos que os mesmos já trazem quando chegam a escola e os que vão adquirindo nas aulas, sem que haja ruptura.
          Construir significado para o texto é tão somente compreende-lo, tarefa que não se constitui com tanta facilidade em se tratando da leitura de textos em sala de aula. Para tanto, se faz necessário adotar práticas que priorizem em vez de fórmulas decoradas, o entendimento e a compreensão do que está sendo ensinado e consequentemente adote posturas que possibilitem fazer uso, desse conhecimento na vida prática, uma vez que tão importante quanto aprender a compreender é utilizar essa compreensão para se tornar uma pessoa apta a exercer sua cidadania e a fazer parte do mundo e do mercado de trabalho.
            A leitura crítica é geradora de significados, em que ao ler, o leitor cria seu próprio texto com base no que foi lido, concordando ou discordando da ideia principal. Isto faz com que seja diferenciada da decodificação de sinais, reprodução mecânica de informações que por muito tempo foi considerada como interpretação textual, virando prática habitual nas de Língua Portuguesa a cópia de fragmentos do texto, para servir de resposta aos questionamentos feitos a respeito do que estava escrito.

SILVA, Lilian Lopes Marins da. A escolarização do leitor: a didática da destruição da leitura. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

Palavras-Chave: Leitura; Compreensão; Leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário