SIQUEIRA,
Luana Martins de.
QUEIROZ,
Claudia de Moura Reis.
FIGUEIREDO,
Rosiane da Silva.
ALVES,
Rosa Maria Lemes.
O professor precisa estar
atento com a faixa etária e às capacidades de seus alunos para selecionar e
deixar à disposição materiais adequados. O material deve ser suficiente tanto
quanto à quantidade, como pela diversidade, pelo interesse que despertam pelo
material de que são feitos. Lembrando sempre da importância de respeitar e
propiciar elementos que favoreçam a criatividade das crianças e auxiliam no desenvolvimento
de suas capacidades em consonância com a fase que se encontra, e sempre
atendendo suas necessidades de aprendizagem.
A cada década que se passa, a
educação infantil mudam quando a criança vem para a escola, vem alegre,
descontraída e solta, vendo no professor
uma pessoa em que ela pode confiar e não somente como educador, ou seja, o
professor que “manda”, mas sim como amigo e isso se deve uma parte ao lúdico
que vem a cada década sendo uma agradável possibilidade de se trabalhar junto à
criança sua coordenação motora, agilidades, concentração, disciplinas entre
outras.
Uma observação atenta
pode indicar o professor que sua participação seria interessante para
enriquecer a atividade desenvolvida, introduzindo novos personagens ou novas
situações que tornem o jogo mais rico e interessante para as crianças,
aumentando suas possibilidades de aprendizagem. Alguns adultos, na tentativa de
fazer com que as crianças lhes sejam obedientes, deflagram nelas sentimentos de
insegurança e desamparo, fazendo-as se sentirem temerosas de perder o afeto, a
proteção e a confiança dos adultos.
Atualmente, o
problema da utilização do jogo na escola, está no fato dele ser usado apenas
como instrumento pedagógico e não como uma linguagem através da qual o professor
pode ter informações da criança. Há o movimento pela formação dos professores,
que precisam ser capacitados para que possam ter resultados satisfatórios, com
as atividades inseridas dentro do planejamento pedagógico. E cabe as escolas de
Educação Infantil desenvolvê-los e propor atividades adequadas a isso (com os
materiais apropriados), para os educadores colocar em prática.
Quando
o professor recebe seu aluno na unidade escolar, automaticamente já requer que
a criança tenha seu próprio equilíbrio, domínio, conhecimento sabendo que o
indivíduo é a pensar uma criancinha. Por isso o educador, que gosta de sua
profissão deverá estar preparado para receber as crianças quando elas forem
para a escola, trabalha a ludicidade é também aplicar os conteúdos exigidos
pela grade curricular. Jamais o lúdico poderá desaparecer da sala de aula, pois
até uma folha que o educador entregar para seu aluno poderá conter ilustrações
envolvendo brincadeiras e é através dela que a criança compreenderá as
atividades relacionadas com as disciplinas. Portanto, não se pode negar, que o
lúdico faz parte da formação escolar da criança e os educadores devem explorar
o máximo de tão grande método de ensino e não deixa nenhuma lacuna na formação
da criança.
Quem trabalha na educação de
crianças deve saber que podemos sempre desenvolver a motricidade, a atenção e a
imaginação de uma criança, brincando com ela. O lúdico é o parceiro do
professor.
SANTOS, Santa Marli Pires. O Lúdico na Formação do Educador. 5 ed.
Petrópolis: Vozes, 2004.
Palavras-Chave: Ludicidade; Inovação; Possibilidades.
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