sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O professor da Educação Infantil


SIQUEIRA, Luana Martins de.
QUEIROZ, Claudia de Moura Reis.
FIGUEIREDO, Rosiane da Silva.
ALVES, Rosa Maria Lemes.

              O professor precisa estar atento com a faixa etária e às capacidades de seus alunos para selecionar e deixar à disposição materiais adequados. O material deve ser suficiente tanto quanto à quantidade, como pela diversidade, pelo interesse que despertam pelo material de que são feitos. Lembrando sempre da importância de respeitar e propiciar elementos que favoreçam a criatividade das crianças e auxiliam no desenvolvimento de suas capacidades em consonância com a fase que se encontra, e sempre atendendo suas necessidades de aprendizagem.
A cada década que se passa, a educação infantil mudam quando a criança vem para a escola, vem alegre, descontraída e solta, vendo  no professor uma pessoa em que ela pode confiar e não somente como educador, ou seja, o professor que “manda”, mas sim como amigo e isso se deve uma parte ao lúdico que vem a cada década sendo uma agradável possibilidade de se trabalhar junto à criança sua coordenação motora, agilidades, concentração, disciplinas entre outras.
              Uma observação atenta pode indicar o professor que sua participação seria interessante para enriquecer a atividade desenvolvida, introduzindo novos personagens ou novas situações que tornem o jogo mais rico e interessante para as crianças, aumentando suas possibilidades de aprendizagem. Alguns adultos, na tentativa de fazer com que as crianças lhes sejam obedientes, deflagram nelas sentimentos de insegurança e desamparo, fazendo-as se sentirem temerosas de perder o afeto, a proteção e a confiança dos adultos.
         Atualmente, o problema da utilização do jogo na escola, está no fato dele ser usado apenas como instrumento pedagógico e não como uma linguagem através da qual o professor pode ter informações da criança. Há o movimento pela formação dos professores, que precisam ser capacitados para que possam ter resultados satisfatórios, com as atividades inseridas dentro do planejamento pedagógico. E cabe as escolas de Educação Infantil desenvolvê-los e propor atividades adequadas a isso (com os materiais apropriados), para os educadores colocar em prática.
              Quando o professor recebe seu aluno na unidade escolar, automaticamente já requer que a criança tenha seu próprio equilíbrio, domínio, conhecimento sabendo que o indivíduo é a pensar uma criancinha. Por isso o educador, que gosta de sua profissão deverá estar preparado para receber as crianças quando elas forem para a escola, trabalha a ludicidade é também aplicar os conteúdos exigidos pela grade curricular. Jamais o lúdico poderá desaparecer da sala de aula, pois até uma folha que o educador entregar para seu aluno poderá conter ilustrações envolvendo brincadeiras e é através dela que a criança compreenderá as atividades relacionadas com as disciplinas. Portanto, não se pode negar, que o lúdico faz parte da formação escolar da criança e os educadores devem explorar o máximo de tão grande método de ensino e não deixa nenhuma lacuna na formação da criança.
Quem trabalha na educação de crianças deve saber que podemos sempre desenvolver a motricidade, a atenção e a imaginação de uma criança, brincando com ela. O lúdico é o parceiro do professor.

SANTOS, Santa Marli Pires. O Lúdico na Formação do Educador. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

Palavras-Chave: Ludicidade; Inovação; Possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário