sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Currículo e Prática Pedagógica


BORGES,Justina de Campos.
SILVA, Elizabeth Keila
LEITE, Gleice de Moura
SOUZA, Rosangela Ribeiro de.



            A prática pedagógica é definida a partir da concepção e modelo de currículo que orienta o trabalho na escola.  De acordo com o que se propõe pelo currículo a prática do professor tende a ser mais tradicional fundada na memorização e controle ou mais interativa/dialógica fundada no diálogo e na troca de saberes. Quando se propõe um currículo disciplinar à prática pedagógica tende a ser mecânica, fria e individualista, uma vez que as disciplinas não mantêm uma relação e muito menos os professores que ministram as disciplinas, trabalhando de forma isolada. Pensando em um currículo integrado, integra-se não só dos conteúdos, mas as próprias relações entre professor-professor, aluno-aluno e aluno-professor.
            A escola é um espaço de aprendizagem e esta, só acontece quando há uma interação e compromisso entre os seus sujeitos. O professor comprometido está ciente de que para superar as dificuldades encontradas em sua prática, tanto relativas à formação, condições físicas ou qualquer outra, é necessário que se busque trabalhar de forma integrada com a equipe em favor de um bem comum. Quando há um trabalho cooperativo e integrado os objetivos propostos são alcançados quantitativamente e qualitativamente melhor.
            Esta integração e cumplicidade precisam prevalecer em todas as relações presentes na escola, principalmente na relação pedagógica, em que os professores tendem assumir responsabilidade coletiva. Ou seja, todos buscando se comprometer com o seu trabalho e com o andamento do trabalho do colega. Tendo em vista que possa ter práticas contextualizadas e relacionadas entre si.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração como proposta de uma nova ordem na educação. In: Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

Palavras-Chave: Currículo; Prática Pedagógica; Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário