BORGES,Justina
de Campos.
SILVA,
Elizabeth Keila
LEITE, Gleice
de Moura
SOUZA,
Rosangela Ribeiro de.
A prática
pedagógica é definida a partir da concepção e modelo de currículo que orienta o
trabalho na escola. De acordo com o que
se propõe pelo currículo a prática do professor tende a ser mais tradicional
fundada na memorização e controle ou mais interativa/dialógica fundada no
diálogo e na troca de saberes. Quando se propõe um currículo disciplinar à
prática pedagógica tende a ser mecânica, fria e individualista, uma vez que as
disciplinas não mantêm uma relação e muito menos os professores que ministram
as disciplinas, trabalhando de forma isolada. Pensando em um currículo
integrado, integra-se não só dos conteúdos, mas as próprias relações entre
professor-professor, aluno-aluno e aluno-professor.
A escola é
um espaço de aprendizagem e esta, só acontece quando há uma interação e
compromisso entre os seus sujeitos. O professor comprometido está ciente de que
para superar as dificuldades encontradas em sua prática, tanto relativas à
formação, condições físicas ou qualquer outra, é necessário que se busque
trabalhar de forma integrada com a equipe em favor de um bem comum. Quando há
um trabalho cooperativo e integrado os objetivos propostos são alcançados
quantitativamente e qualitativamente melhor.
Esta
integração e cumplicidade precisam prevalecer em todas as relações presentes na
escola, principalmente na relação pedagógica, em que os professores tendem
assumir responsabilidade coletiva. Ou seja, todos buscando se comprometer com o
seu trabalho e com o andamento do trabalho do colega. Tendo em vista que possa
ter práticas contextualizadas e relacionadas entre si.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes.
Integração como proposta de uma nova ordem na educação. In: Linguagens, espaços e tempos no ensinar e
aprender. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio
de Janeiro: DP&A, 2000.
Palavras-Chave: Currículo; Prática Pedagógica; Escola.
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