sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Epistemologias e prática pedagógica


SOUZA, Claudia Aguiar de Souza
POPOVICCE, Ana Maria
ARRUDA, Rita Rosa de
OLIVEIRA, Mara Marques de.


      A sociedade vive em constantes transformações, seja na maneira de pensar determinados fatos, seja na forma de se comportar diante desses fatos. Essas transformações também são visíveis nas teorias educacionais, ou seja, as bases epistemológicas que orientam as tendências e concepções educacionais. Como exemplo dessas inovações pode-se citar o construtivismo ou teoria construtivista, que surgiu como superação às teorias que predominavam e que causavam insatisfação aos educadores e estudiosos. Essas teorias são: a empirista que define o sujeito (o aluno) enquanto ser passivo que aprende por meio das experiências dos sentidos, e antes da aprendizagem é considerado uma “tabula rasa”. Sendo o professor o principal responsável por essa aprendizagem, uma vez que é ele quem vai oferecer/possibilitar essas experiências ao aluno para que eles de tanto ver, tatear e sentir, as memorize.
Tem-se ainda a teoria do apriorismo, que ao contrário do empirismo, acredita que o conhecimento é algo inato ao sujeito e o objeto é visto como algo que irá preencher esses conhecimentos já existentes. O papel do professor é diminuído cabendo-lhe apenas organizar esses conhecimentos.
      Essas duas perspectivas são denominadas de teorias tradicionais, pois atribuem a escola um papel apenas de transmissora do saber desconsiderando os interesses e as características do aluno enquanto criança  tende a considerá-lo um adulto em miniatura. Essas teorias são encontradas e percebidas em discursos e práticas de professores em sala de aula, com ênfase nas teorias empiristas e aprioristas. E, de forma, muitas vezes distorcidas, encontra-se a construtivista, que só permanece no discurso.

BECKER, Fernando. O que é construtivismo? Desenvolvimento e Aprendizagem Sob o Enfoque da Psicologia II. UFRGS – PEAD 2009/1.

Palavras-Chave: Empirismo; Apriorismo; Construtivismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário