OLIVEIRA,
Francisca Souza.
ARRUDA, Fátima
Rosangela.
SANTO,
Marilene do Espírito.
ROSA, Peterson
de Oliveira.
O estudo sobre a história da
educação infantil no Brasil e a elaboração de políticas públicas de atendimento
as crianças foi marcada por três grandes influências: médico-higienistas,
jurídico-policial e religiosa. Se considerarmos que a educação infantil possui
duas dimensões: a de cuidar e a de educar, que devem ser consideradas como
essenciais e importantes nas propostas pedagógicas voltadas para essa faixa
etária, percebemos em nossa recente história a ausência de políticas
direcionadas para este setor, onde as que poucas que existem se restringem
quase que exclusivamente para uma única dimensão do processo educativo, a do
cuidar. Sendo necessário ressaltar que estamos compreendendo por cuidar os
cuidados básicos com a alimentação, a higiene e o vestuário.
Para além do cuidar é necessário o
educar a criança, colocando-a como indivíduo que possui o direito de se
apropriar do conhecimento e começar a se preparar para o processo de
alfabetização. É preciso cuidar das crianças que ainda são dependentes dos
adultos no que diz respeito a cuidados básicos, como a alimentação, a higiene,
o vestuário. É preciso também educar essas crianças porque são cidadãs e não
podem ser privados do direito inquestionável de ter acesso ao conhecimento,
socialmente produzido e expresso pela cultura.
O espaço de educação de zero a seis
anos, que foi no passado, sinônimo de guarda e assistência às crianças,
configura-se, atualmente, como o lugar onde os menores de seis anos devem ser
“cuidados e educados” por intermédio de profissionais habilitados para tal,
que, acima de tudo, devem respeitar as características e necessidades que a
criança desta faixa etária apresenta. Deve ser realizando um trabalho coletivo,
interdisciplinar, que tenha a compreensão da realidade na sua totalidade sem
deixar sua especificidade na construção do conhecimento.
. Cuidar e educar, de acordo com as
novas diretrizes, deve caminhar junto. Ação conjunta dos educadores e demais
membros da instituição é essencial para garantir que o cuidar e o educar
aconteçam de forma integrada. Torna-se necessária um comprometimento de todos
para o bem estar do educando.
Portanto, na Educação Infantil, o
ato de cuidar e educar são indissociáveis, não tem como separar essas duas
ações. O cuidar e o educar estão nas coisas mais simples da rotina pedagógica
da Educação Infantil; desde a hora em que se está trocando uma frauda,
alimentando a criança, no momento da higiene, todos esses aspectos que parecem
ser simplesmente "cuidados", eles também podem e devem ser
trabalhados dentro do aspecto educativo. Quando realizamos estas atividades é
preciso conversar com a criança a respeito da necessidade daquele procedimento
e já incentivando que ela tente fazer sozinha, para assim contribuir para a
independência da criança.
FRIEDMANN, Adriana. Brincar,
Crescer e Aprender: O Resgate do Jogo Infantil. São Paulo: Moderna, 1996.
Palavras-Chave: Cuidar;
Brincar; Educar.
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