sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O Cuidar na educação infantil


OLIVEIRA, Francisca Souza.
ARRUDA, Fátima Rosangela.
SANTO, Marilene do Espírito.
ROSA, Peterson de Oliveira.

            O estudo sobre a história da educação infantil no Brasil e a elaboração de políticas públicas de atendimento as crianças foi marcada por três grandes influências: médico-higienistas, jurídico-policial e religiosa. Se considerarmos que a educação infantil possui duas dimensões: a de cuidar e a de educar, que devem ser consideradas como essenciais e importantes nas propostas pedagógicas voltadas para essa faixa etária, percebemos em nossa recente história a ausência de políticas direcionadas para este setor, onde as que poucas que existem se restringem quase que exclusivamente para uma única dimensão do processo educativo, a do cuidar. Sendo necessário ressaltar que estamos compreendendo por cuidar os cuidados básicos com a alimentação, a higiene e o vestuário.
            Para além do cuidar é necessário o educar a criança, colocando-a como indivíduo que possui o direito de se apropriar do conhecimento e começar a se preparar para o processo de alfabetização. É preciso cuidar das crianças que ainda são dependentes dos adultos no que diz respeito a cuidados básicos, como a alimentação, a higiene, o vestuário. É preciso também educar essas crianças porque são cidadãs e não podem ser privados do direito inquestionável de ter acesso ao conhecimento, socialmente produzido e expresso pela cultura.
            O espaço de educação de zero a seis anos, que foi no passado, sinônimo de guarda e assistência às crianças, configura-se, atualmente, como o lugar onde os menores de seis anos devem ser “cuidados e educados” por intermédio de profissionais habilitados para tal, que, acima de tudo, devem respeitar as características e necessidades que a criança desta faixa etária apresenta. Deve ser realizando um trabalho coletivo, interdisciplinar, que tenha a compreensão da realidade na sua totalidade sem deixar sua especificidade na construção do conhecimento.
            . Cuidar e educar, de acordo com as novas diretrizes, deve caminhar junto. Ação conjunta dos educadores e demais membros da instituição é essencial para garantir que o cuidar e o educar aconteçam de forma integrada. Torna-se necessária um comprometimento de todos para o bem estar do educando.
            Portanto, na Educação Infantil, o ato de cuidar e educar são indissociáveis, não tem como separar essas duas ações. O cuidar e o educar estão nas coisas mais simples da rotina pedagógica da Educação Infantil; desde a hora em que se está trocando uma frauda, alimentando a criança, no momento da higiene, todos esses aspectos que parecem ser simplesmente "cuidados", eles também podem e devem ser trabalhados dentro do aspecto educativo. Quando realizamos estas atividades é preciso conversar com a criança a respeito da necessidade daquele procedimento e já incentivando que ela tente fazer sozinha, para assim contribuir para a independência da criança.

FRIEDMANN, Adriana. Brincar, Crescer e Aprender: O Resgate do Jogo Infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

Palavras-Chave: Cuidar; Brincar; Educar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário