MORETE,
Márcia Jorge Ferreira Melo.
BORGES,
Márcia Regina de Campos.
GUABIRABA,Tais
Ramos.
SOUZA,
Rosangela Ribeiro de.
O currículo escolar
representa/define toda a forma de organização da escola. Isto acontece em seu
aspecto mais totalizante, como a elaboração da proposta pedagógica que define o
papel político e pedagógico da instituição e direcionam, desta forma, suas
finalidades educativas e sociais. E também em seu aspecto mais restrito, como a
forma de organizar o fazer pedagógico dos professores. Neste sentido mais
restrito é que cabe a discussão sobre o currículo disciplinar, que se configura
em uma prática pedagógica separada por disciplinas que caracterizam algumas
ciências e/ou áreas do conhecimento. Esta organização por disciplina deixa
muito a desejar, uma vez que ela prevê um grau de fragmentação do conhecimento
que dificulta sua integração. Esta maneira de pensar o currículo, apesar de
defender certa neutralidade político-econômico-social, tende a caracterizar-se
como resultado de uma forma de pensar o mundo e a educação. Ele foi pensado por
grupos sociais que o idealizou a partir de seus interesses.
Além dessas questões ideológicas o
currículo disciplinar não tem/disponibiliza espaço para reflexão/reconhecimento
de questões subjetivas como valorização da realidade na qual a escola está
inserida, não leva em conta as capacidades, interesses e experiências dos
alunos (as). Este currículo molda uma relação professor-aluno engessada sem
tempo e nem disposição para a afetividade, diálogo e até mesmo a relação
aluno-conhecimento é desestimulante e não considera as dificuldades apresentadas pelo aluno (a).
Os conhecimentos são apresentados
aos alunos como independentes e não disponibilizando condições de fazer uma
relação entre eles. Neste sentido a aprendizagem se caracteriza como
memorização de conteúdos sem relação entre si e nem com a realidade, sua
aprendizagem só se torna necessária dentro da escola para que o aluno consiga
passar para as etapas posteriores, mesmo que depois esse conhecimento seja todo
esquecido ou se torne inutilizável.
GALLO, Silvio. Disciplinaridade e transversalidade.
In: Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Encontro Nacional de
Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio de
Janeiro: DP&A, 2000.
Palavras-Chave: Currículo; Disciplinaridade; Escola.
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