SOUZA, Silene
Maria de.
SOUZA, Célia
Margarida de.
MASFFINI,
Gersina.
FIGUEIREDO,
Neuza da Silva.
A leitura
de histórias contribui significativamente com a aprendizagem do aluno. Ela
possibilita o desenvolvimento da imaginação, do pensamento lógico, da
compreensão das questões afetivas e influência também na exploração e
amadurecimento da linguagem. Baseado nestas contribuições, que a leitura de
histórias proporciona, é que precisa se encaminhar o trabalho do professor. Com
o trabalho de reescrita, as crianças terão contato direto com a escrita e a
produção de textos, dando vazão a sua criatividade.
A proposta
de reescrita é uma atividade muito importante no auxilio da aprendizagem, uma
vez que, ela possibilita a compreensão de características da linguagem escrita
que são muito diferentes da linguagem coloquial. Contribui para que a criança
desenvolva competência leitora, possibilitando a criação de novos instrumentos de
análise sobre o que seja um bom texto, a ler e interpretar um conto, expor de
forma verbal e escrita seu pensamento, refletir sobre o processo de releitura.
Além de permitir que ela reflita sobre aspectos do relacionados ao gênero.
Leva o
aluno a envolver-se em experiência de leitura, escrita e produção de texto,
possibilitando sua compreensão da importância do processo de escrever, ler e
reescrever, ou seja, fazer revisão do que se escreve, no momento em que se está
produzindo texto, especificamente o conto. Enfim, esta atividade possibilita um
trabalho que contemple os diferentes tipos de conteúdos, sendo eles
atitudinais, conceituais e procedimentais que orientam uma prática pedagógica
que busca construir capacidades leitoras e não moldar comportamentos, numa
perspectiva de leitura e escrita forçada e sem sentido.
SOARES, Magda Becker. Aprender a escrever, ensinar a escrever.
ZACCUR, Edwiges (org.). A magia da linguagem. Editora: DP&A.
Palavras-Chave: Reescrita; Releitura; Ensino-aprendizagem.
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