sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O trabalho com reescrita de contos


SOUZA, Silene Maria de.
SOUZA, Célia Margarida de.
MASFFINI, Gersina.
FIGUEIREDO, Neuza da Silva.


            A leitura de histórias contribui significativamente com a aprendizagem do aluno. Ela possibilita o desenvolvimento da imaginação, do pensamento lógico, da compreensão das questões afetivas e influência também na exploração e amadurecimento da linguagem. Baseado nestas contribuições, que a leitura de histórias proporciona, é que precisa se encaminhar o trabalho do professor. Com o trabalho de reescrita, as crianças terão contato direto com a escrita e a produção de textos, dando vazão a sua criatividade.
            A proposta de reescrita é uma atividade muito importante no auxilio da aprendizagem, uma vez que, ela possibilita a compreensão de características da linguagem escrita que são muito diferentes da linguagem coloquial. Contribui para que a criança desenvolva competência leitora, possibilitando a criação de novos instrumentos de análise sobre o que seja um bom texto, a ler e interpretar um conto, expor de forma verbal e escrita seu pensamento, refletir sobre o processo de releitura. Além de permitir que ela reflita sobre aspectos do relacionados ao gênero.
            Leva o aluno a envolver-se em experiência de leitura, escrita e produção de texto, possibilitando sua compreensão da importância do processo de escrever, ler e reescrever, ou seja, fazer revisão do que se escreve, no momento em que se está produzindo texto, especificamente o conto. Enfim, esta atividade possibilita um trabalho que contemple os diferentes tipos de conteúdos, sendo eles atitudinais, conceituais e procedimentais que orientam uma prática pedagógica que busca construir capacidades leitoras e não moldar comportamentos, numa perspectiva de leitura e escrita forçada e sem sentido.

SOARES, Magda Becker. Aprender a escrever, ensinar a escrever. ZACCUR, Edwiges (org.). A magia da linguagem. Editora: DP&A.

Palavras-Chave: Reescrita; Releitura; Ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário