quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O trabalho com História no Ensino Fundamental


PEREIRA, Marilza de Almeida
MORAES, Joelma Tolon Foles.
COSTA, Luiza Maria.
SOUZA, Rosangela Ribeiro de.



Ao estudar História e sua metodologia de ensino é necessário ao professor conhecer as correntes epistemológicas que permeiam esta área do saber. Em História as correntes se apresentam sob três perspectivas: o Positivismo - tem por característica apresentar a história de forma linear, tem por principal fonte os documentos oficiais; Marxismo - baseado na teoria Marxista de Althusser e Gramsci, buscando impor para a História novos objetos de pesquisa; e os Annales, este último que se configura na Nova História Cultural – corrente que buscou renovar os objetos e as fontes do campo da História, alargando e diversificando-os.
Seguindo esta última perspectiva pode-se adquirir forma diferente de olhar o ensino de História, através do livro de Lopes e Galvão “História da Educação” é possível constatar esse alargamento no campo da História no estudo nas séries iniciais, onde se considera o cotidiano do aluno e preza a vivência deles como algo a se ponderar em qualquer atividade pedagógica.
Os PCN’s trazem em sua parte final, nos recursos didáticos sobre essa temática a seguinte especificação: “é gratificante e significativo, para o professor e para os seus alunos, trabalhos que envolvam saídas da sala de aula ou mesmo da escola: visitar uma fábrica, fazer uma pesquisa no bairro, conhecer cidades históricas, etc.” (BRASIL, 1997, p. 61), uma vez que, isso possibilita a compreensão da necessidade de se “Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia” (BRASIL, 1997, p. 41), já que o Museu é constituído por peças, vídeos, indumentárias indígenas.

BRASIL, Secretaria da educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Vol. 5. Brasília: 1997.

Palavras-Chave: Ensino; Metodologia; Perspectiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário