PEREIRA,
Marilza de Almeida
MORAES, Joelma
Tolon Foles.
COSTA,
Luiza Maria.
SOUZA,
Rosangela Ribeiro de.
Ao estudar História e sua
metodologia de ensino é necessário ao professor conhecer as correntes
epistemológicas que permeiam esta área do saber. Em História as correntes se
apresentam sob três perspectivas: o Positivismo - tem por característica
apresentar a história de forma linear, tem por principal fonte os documentos
oficiais; Marxismo - baseado na teoria Marxista de Althusser e Gramsci,
buscando impor para a História novos objetos de pesquisa; e os Annales, este
último que se configura na Nova História Cultural – corrente que buscou renovar
os objetos e as fontes do campo da História, alargando e diversificando-os.
Seguindo esta última perspectiva
pode-se adquirir forma diferente de olhar o ensino de História, através do
livro de Lopes e Galvão “História da Educação” é possível constatar esse
alargamento no campo da História no estudo nas séries iniciais, onde se
considera o cotidiano do aluno e preza a vivência deles como algo a se ponderar
em qualquer atividade pedagógica.
Os PCN’s trazem em sua parte final,
nos recursos didáticos sobre essa temática a seguinte especificação: “é
gratificante e significativo, para o professor e para os seus alunos, trabalhos
que envolvam saídas da sala de aula ou mesmo da escola: visitar uma fábrica,
fazer uma pesquisa no bairro, conhecer cidades históricas, etc.” (BRASIL, 1997,
p. 61), uma vez que, isso possibilita a compreensão da necessidade de se
“Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a
como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da
democracia” (BRASIL, 1997, p. 41), já que o Museu é constituído por peças,
vídeos, indumentárias indígenas.
BRASIL, Secretaria da educação
Fundamental. Parâmetros Curriculares
Nacionais: história, geografia. Vol. 5. Brasília: 1997.
Palavras-Chave: Ensino; Metodologia; Perspectiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário