quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O Ensino de geografia proposto no PCN



PEREIRA, Marilza de Almeida.
FRANÇA, Emanuele Corrêa de.
FRANÇA, Maria José Corrêa de.
FRANÇA, Gisely Corrêa de.

O trabalho de identificação das correntes epistemológicas da Geografia no PCN deve ser muito minucioso e exige um verdadeiro domínio das teorias existentes, pois o PCN de Geografia apresenta um ecletismo de ordem epistemológica, onde o ensino e a aprendizagem de conceitos fundamentais são recomendados de acordo com a Geografia Tradicional, isto é, de forma fragmentada levando ao não reconhecimento do mundo na sua forma completa. Todavia, se contradiz nesse mesmo exemplo quando visa à compreensão e a utilização de determinados conceitos no cotidiano do aluno. Textos como estes demonstram quanto é importante que os profissionais compreendam e reflitam acerca da epistemologia.
Convém ressaltar a necessidade de que o ensino de Geografia Crítica faça-se presente no trabalho do professor e que se valorize a importância do estudo da natureza e da sociedade de forma intrínseca e simultânea, como meio de formação de um individuo crítico que identifica e reflete sobre a realidade. Esses elementos devem fazer parte do discurso do professor e ao mesmo tempo se exposto em sua postura em sala de aula, disposto a discutir diferentes pontos de vista, além apresentar a Geografia em sua forma contraditória e dinâmica.
Ficou, também, identificado no trabalho analisado uma inovação presente nos PCN, a abordagem dos temas transversais. Vem atentando o professor da necessidade de conscientizar o aluno de que pertence à realidade que estuda e, portanto, precisa conhecê-la para assim se sentir comprometido. Com relação ao amparo aos professores os PCN de Geografia não trazem ligações procedimentais com os objetivos apresentados no decorrer do texto, juntamente com a falta de coesão entre as raízes epistemológicas, esse aspecto do texto dificulta a realização do mesmo enquanto pratica pedagógica.

BRASIL, Secretaria da educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Vol. 5. Brasília: 1997.

Palavras-Chave: Geografia; Ensino; Criticidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário