LEAL, Mariza.
FERREIRA, Josemeire do Nascimento.
CAMPOS, Sonia
Siqueira
ARRUDA,
Josilene de França
O conceito de letramento é muito mais complexo e
abrangente e, principalmente, distinto do conceito de alfabetização. Quando nos
referimos à alfabetização, estamos falando de um processo de aquisição de um
código, no caso, a escrita. Esse processo de aquisição está inteiramente ligado
à escolarização. O letramento consegue abarcar aspectos mais amplos do que
apenas a aquisição da capacidade de leitura e escrita. Ser letrado é conseguir
utilizar a leitura e a escrita em vários contextos da sociedade, principalmente
numa sociedade grafocêntrica. Porém, existe um desenvolvimento de letramento
individual ou de pequenos grupos sociais, que é independente da alfabetização e
escolarização, ele é decorrente da vivência e experiência de cada um dos seus
sujeitos.
Mas não podemos negar que o sujeito letrado e
alfabetizado tem mais condições, ou seja, uma participação mais efetiva na
sociedade do que um não-alfabetizado; mesmo porque a inserção em uma sociedade
letrada não garante formas iguais de participação. Sendo assim, para que uma
pessoa alfabetizada se torne letrada é necessário que haja um bom trabalho,
relacionando os procedimentos, as estratégias e as capacidades de leitura. A
leitura deve ser enfocada como um ato de cognição, de compreensão, envolvendo o
conhecimento de mundo, de práticas sociais e conhecimento linguístico, além dos
fonemas.
Tem-se ainda, o ato de ler como uma interação entre
leitor e o autor e, principalmente, ato de relacionar discursos diferentes que
estão presentes em um mesmo texto. Todas essas circunstâncias levam o leitor a
ter um papel ativo no processo de leitura, pois ultrapassa a noção de
decodificação, entrando assim no campo da interpretação, como forma de
construir seu próprio conhecimento e também utilizá-lo para construir sua
competência discursiva.
ROJO, Roxane. Letramento e Capacidade de leitura para a
cidadania. IN: Congresso, 5, 2004, São Paulo.
Palavras-Chave: Letramento; Alfabetização; Práticas sociais.
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