quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Compreendendo o conceito de letramento



LEAL, Mariza.
FERREIRA, Josemeire do Nascimento.
CAMPOS, Sonia Siqueira
ARRUDA, Josilene de França

O conceito de letramento é muito mais complexo e abrangente e, principalmente, distinto do conceito de alfabetização. Quando nos referimos à alfabetização, estamos falando de um processo de aquisição de um código, no caso, a escrita. Esse processo de aquisição está inteiramente ligado à escolarização. O letramento consegue abarcar aspectos mais amplos do que apenas a aquisição da capacidade de leitura e escrita. Ser letrado é conseguir utilizar a leitura e a escrita em vários contextos da sociedade, principalmente numa sociedade grafocêntrica. Porém, existe um desenvolvimento de letramento individual ou de pequenos grupos sociais, que é independente da alfabetização e escolarização, ele é decorrente da vivência e experiência de cada um dos seus sujeitos.
Mas não podemos negar que o sujeito letrado e alfabetizado tem mais condições, ou seja, uma participação mais efetiva na sociedade do que um não-alfabetizado; mesmo porque a inserção em uma sociedade letrada não garante formas iguais de participação. Sendo assim, para que uma pessoa alfabetizada se torne letrada é necessário que haja um bom trabalho, relacionando os procedimentos, as estratégias e as capacidades de leitura. A leitura deve ser enfocada como um ato de cognição, de compreensão, envolvendo o conhecimento de mundo, de práticas sociais e conhecimento linguístico, além dos fonemas.
Tem-se ainda, o ato de ler como uma interação entre leitor e o autor e, principalmente, ato de relacionar discursos diferentes que estão presentes em um mesmo texto. Todas essas circunstâncias levam o leitor a ter um papel ativo no processo de leitura, pois ultrapassa a noção de decodificação, entrando assim no campo da interpretação, como forma de construir seu próprio conhecimento e também utilizá-lo para construir sua competência discursiva.

ROJO, Roxane. Letramento e Capacidade de leitura para a cidadania. IN: Congresso, 5, 2004, São Paulo.

Palavras-Chave: Letramento; Alfabetização; Práticas sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário