sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Projeto Político-Pedagógico da Escola


QUEIROS, Lucinete Ribeiro de Oliveira.
SILVA, Regina da
ROSÁRIO, Eliane Maria do
OLIVEIRA, Antonise Maria de Barros

 O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola se constitui como um mecanismo, proposto pela gestão democrática, de participação da comunidade escolar. Caracteriza-se como o mecanismo mais importante, entre eleição de diretores, conselho escolar e repasse financeiro, devido ao seu papel dentro da instituição. Tem como compromisso estabelecer os rumos e finalidades que a escola deverá seguir, tendo como subsidio para concretização desses fins, a atividade pedagógica. Ele não é um documento em que se descrevem apenas metodologias de trabalho, pelo contrário se trata de um documento com grande preocupação político-social, e o melhor, é que se compromete com tais questões:
A construção do PPP pressupõe uma participação ativa da comunidade, pois nele deve conter desejos e anseios de todos os envolvidos no processo. Essa construção compreende três partes e etapas distintas, porém que mantém interdependência. São elas: a construção do marco referencial consiste na compreensão e definição de sua finalidade; a realização do diagnóstico, ou seja, análise da realidade vivida pela instituição; a programação que é a proposta de aproximar o real do ideal.
Enfim, todo este processo de construção do PPP se estabelece como um momento em que pessoas comprometidas com a educação, com a sociedade a qual vivem se organizam na busca de alternativas que possibilitem uma transformação na sociedade, tornando-a mais justa e igualitária. E estabelecem como premissa para esta construção, a participação de todos, tendo em vista que se todos se envolvem na construção, logo a prática e efetivação dessas metas serão mais bem compreendidas e realizadas.

MARQUES, Genésio. Elaboração do Projeto Político-Pedagógico. Cuiabá: UFMT, 2008, p. 78 a 88.

Palavras-Chave: Escola; Participação; Democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário