QUEIROS,
Lucinete Ribeiro de Oliveira.
SILVA,
Regina da
ROSÁRIO,
Eliane Maria do
OLIVEIRA,
Antonise Maria de Barros
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola
se constitui como um mecanismo, proposto pela gestão democrática, de
participação da comunidade escolar. Caracteriza-se como o mecanismo mais
importante, entre eleição de diretores, conselho escolar e repasse financeiro,
devido ao seu papel dentro da instituição. Tem como compromisso estabelecer os
rumos e finalidades que a escola deverá seguir, tendo como subsidio para concretização
desses fins, a atividade pedagógica. Ele não é um documento em que se descrevem
apenas metodologias de trabalho, pelo contrário se trata de um documento com
grande preocupação político-social, e o melhor, é que se compromete com tais
questões:
A construção do PPP pressupõe uma
participação ativa da comunidade, pois nele deve conter desejos e anseios de
todos os envolvidos no processo. Essa construção compreende três partes e
etapas distintas, porém que mantém interdependência. São elas: a construção do
marco referencial consiste na compreensão e definição de sua finalidade; a
realização do diagnóstico, ou seja, análise da realidade vivida pela
instituição; a programação que é a proposta de aproximar o real do ideal.
Enfim, todo este processo de
construção do PPP se estabelece como um momento em que pessoas comprometidas
com a educação, com a sociedade a qual vivem se organizam na busca de
alternativas que possibilitem uma transformação na sociedade, tornando-a mais
justa e igualitária. E estabelecem como premissa para esta construção, a
participação de todos, tendo em vista que se todos se envolvem na construção,
logo a prática e efetivação dessas metas serão mais bem compreendidas e
realizadas.
MARQUES, Genésio. Elaboração do Projeto Político-Pedagógico.
Cuiabá: UFMT, 2008, p. 78 a 88.
Palavras-Chave: Escola; Participação; Democracia.
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