sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O ser educador e o ser professor


QUEIROS, Lucinete Ribeiro de Oliveira.
SILVA, Regina da
ROSÁRIO, Eliane Maria do
OLIVEIRA, Antonise Maria de Barros


            O texto do Rubem Alves sobre a diferença entre educador e professor, possibilita uma reflexão sobre a dimensão social da atuação de cada um deles. Enquanto um realiza o trabalho de forma consciente, com amor, dedicação, vontade e entusiasmo, o outro apenas reproduz um sistema sem ao menos tentar compreender qual a importância de seu papel dentro deste sistema. Talvez isto se deva em parte, ao perfil do profissional que as universidades estejam formando, profissionais que a única expectativa que têm diante de sua profissão é conseguir uma vaga de emprego ou passar em algum concurso. Não, que, ser educador seja fruto de uma formação institucional, como afirma Rubem Alves, para ser educador é necessário despertá-lo, acordá-lo dentro de cada um. Mas quando em sua formação o professor é levado a questionar, pensar e visualizar em sua prática possibilidades de mudanças quem sabe a distancia entre o professor e o educador seja/esteja menor.
O professor se vê preso a estruturas, não consegue se mover e se ver parte do que está fazendo, ou seja, fica alheio as suas próprias práticas. Seu papel é reproduzir modelos e seguir determinações. Como poderá esse profissional sentir prazer pela sua profissão, dedicar-se a ela, se não se vê parte dela. Ser educador é o contrario de tudo isto, é escolher o que faz e o que quer fazer diante das situações que lhe serão impostas, é sentir prazer e o desejo de sempre fazer o melhor.
Na sociedade atual, se faz cada vez mais forte a necessidade de que haja educadores e não só professores. Precisa-se de pessoas comprometidas e com vontade de agir criticamente. Pessoas e não funções, de individualidades e personalidades e não de profissionais que são facilmente substituídos por falta de envolvimento e dedicação, sendo considerados apenas mais um. Precisamos de educadores, só assim será feita e visualizada a diferença na qualidade da educação e em consequência uma perspectiva de mudança social.

ALVES, Rubem. O preparo do educador. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.) et al. O educador: vida e morte. 10ª ed. Rio de Janeiro: 1992 p. 13-28.

Palavras-Chave: Professor; Educador; Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário