sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Filosofia e seu ensino


                                                                                                    SOUZA, Célia Margarida.
SOUZA, Silene Maria.
MASFFINI, Gersina.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 
            O ensino da filosofia considerando as abordagens que priorizam a apresentação cronológica da historia da própria filosofia. É preciso cuidado para não torná-lo um saber enciclopédico que deve ser memorizado e utilizado como lustro. Nesse tipo de condução do ensino da filosofia facilmente os conteúdos poderão ser desgastar da reflexão para distância ou por promoverem ligações muito eventuais entre a filosofia.
            Os problemas contemporâneos e as experiências vividas pelos alunos é outra grande dificuldade que ronda o ensino fortemente amarrado na filosofia. Consiste passar a falsa impressão de um desenvolvimento evolutivo de problemas e da elaboração de soluções. Um perigoso equívoco a ser evitado consiste em tomar o ensino da filosofia como instrumente ideológico, político, religioso ou ainda como mecanismo da implementação das normas morais e comportamento de civilidade.
            Nessa abordagem de investigação filosófica, o seu ensino fica reduzido à meio de doutrinação ou auxiliar na disciplina do aluno. A perca da curiosidade e alienação facilmente se abre a esse tipo de enfoque pedagógico o debate filosófico em sala de aula deve se ancorar nas experiências dos alunos, mas o distanciamento e também um requisito para o salto imediato vivido a investigação. Por lado o avesso dessa situação pode ser encontrado no enfoque do ensino da filosofia fortemente alicerce no tratamento acadêmico da filosofia. Nas aulas magistrais alheias a realidade dos alunos corre-se o risco de cair no verbalismo vazio e inócuo.
            A Filosofia é bastante questionada enquanto disciplina, é necessário que os educadores se conscientizem de que o ensino não deve ser considerado como uma disciplina a mais a ser ensinada. O ideal é que o professor que tem a responsabilidade de aplicar tal disciplina tenha em mente o quanto é necessário fazer com que seus alunos não fiquem dependentes de livros didáticos, não desmerecendo, mas no sentido de não tender para os tão famosos “decorebas” de ideias e autores.
            Aos educadores que se preocupam com a melhor forma de aplicar a Filosofia, não existe receita pronta. Recomenda-se a priorização de práticas que favorece a formação de jovens capazes de desenvolver seu próprio pensamento e crítica, formando cidadãos capacitados para enfrentar as diversas situações que poderão surgir em sua vida. A filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, visto que proporciona a prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento do mundo e do homem.
            Tal exigência se deu devido à percepção que educadores tiveram ao constatar os benefícios que  disciplina oferece aos alunos que trabalham com ela. A Filosofia em especial,  leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.

FAVARETTO, Celso F. Sobre o ensino da filosofia. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v. 19, n. 1, p. 97-102, jan.-jun, 1993.

Palavras-Chave: Ensino; investigação; filosofia.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário