SOUZA, Célia Margarida.
SOUZA,
Silene Maria.
MASFFINI,
Gersina.
O ensino da
filosofia considerando as abordagens que priorizam a apresentação cronológica
da historia da própria filosofia. É preciso cuidado para não torná-lo um saber
enciclopédico que deve ser memorizado e utilizado como lustro. Nesse tipo de
condução do ensino da filosofia facilmente os conteúdos poderão ser desgastar
da reflexão para distância ou por promoverem ligações muito eventuais entre a filosofia.
Os
problemas contemporâneos e as experiências vividas pelos alunos é outra grande
dificuldade que ronda o ensino fortemente amarrado na filosofia. Consiste
passar a falsa impressão de um desenvolvimento evolutivo de problemas e da
elaboração de soluções. Um perigoso equívoco a ser evitado consiste em tomar o
ensino da filosofia como instrumente ideológico, político, religioso ou ainda
como mecanismo da implementação das normas morais e comportamento de
civilidade.
Nessa
abordagem de investigação filosófica, o seu ensino fica reduzido à meio de
doutrinação ou auxiliar na disciplina do aluno. A perca da curiosidade e
alienação facilmente se abre a esse tipo de enfoque pedagógico o debate
filosófico em sala de aula deve se ancorar nas experiências dos alunos, mas o
distanciamento e também um requisito para o salto imediato vivido a
investigação. Por lado o avesso dessa situação pode ser encontrado no enfoque
do ensino da filosofia fortemente alicerce no tratamento acadêmico da
filosofia. Nas aulas magistrais alheias a realidade dos alunos corre-se o risco
de cair no verbalismo vazio e inócuo.
A Filosofia
é bastante questionada enquanto disciplina, é necessário que os educadores se
conscientizem de que o ensino não deve ser considerado como uma disciplina a
mais a ser ensinada. O ideal é que o professor que tem a responsabilidade de
aplicar tal disciplina tenha em mente o quanto é necessário fazer com que seus
alunos não fiquem dependentes de livros didáticos, não desmerecendo, mas no
sentido de não tender para os tão famosos “decorebas” de ideias e autores.
Aos
educadores que se preocupam com a melhor forma de aplicar a Filosofia, não
existe receita pronta. Recomenda-se a priorização de práticas que favorece a
formação de jovens capazes de desenvolver seu próprio pensamento e crítica,
formando cidadãos capacitados para enfrentar as diversas situações que poderão
surgir em sua vida. A filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, visto
que proporciona a prática de análise, reflexão e crítica em benefício do
encontro do conhecimento do mundo e do homem.
Tal
exigência se deu devido à percepção que educadores tiveram ao constatar os
benefícios que disciplina
oferece aos alunos que trabalham com ela. A
Filosofia em especial, leva o aluno à
oportunidade de desenvolver
um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um
pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias
características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do
pensamento que é abordado.
FAVARETTO, Celso F. Sobre o ensino da filosofia. Revista da
Faculdade de Educação. São Paulo, v. 19, n. 1, p. 97-102, jan.-jun, 1993.
Palavras-Chave: Ensino; investigação; filosofia.
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