sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Avaliação e Correntes Epistemológicas


MORETE, Márcia Jorge Ferreira Melo.
BORGES, Márcia Regina de Campos.
GUABIRABA,Tais Ramos.
ARRUDA, Iza Rosa Moraes de


            Toda prática é sustentada por uma teoria, ou corrente epistemológica, isso é que vai definir e justificar todas as ações realizadas. A postura do educador é permeada por várias delas. Uma das epistemologias é a empirista que vê a relação entre professor e aluno como algo hierarquizado, em que o aluno tem que submeter-se às exigências do professor. O aluno é apenas um reprodutor dos conhecimentos transmitidos pelo professor, cabendo-lhe somente estar preparado para receber esses conhecimentos sem ao menos questionar. Ele é visto como uma pessoa vazia de saber, toda sua vivência é desconsiderada, numa educação passiva, de subserviência, sem a menor criticidade, resultando em uma pessoa dependente de outros sem uma consciência política e social. Nesta perspectiva a avaliação é concebida como uma forma de medir a quantidade de conhecimentos recebidos e memorizados pelo aluno.
Há também a teoria inatista que concebe o aluno como possuidor de conhecimento, ou seja, ele já nasce com o conhecimento basta ao professor fazer com que esses conhecimentos sejam despertados. Acredita ainda que a inteligência seja resultado de uma bagagem genética, sendo assim, a inteligência assim como sua ausência são hereditárias.  Como na teoria anterior, a avaliação é tida como medidora dos conhecimentos despertados no aluno. Possui também um caráter legitimador, pois serve para confirmar a sabedoria de um aluno e a deficiência de outro, numa visão classificatória e excludente.
E por fim, a teoria construtivista que ao contrário das anteriores, valoriza a relação de troca entre professor e aluno. Desta forma rompe-se com a postura detentora do conhecimento do professor e atribuí ao aluno um papel mais ativo em sua aprendizagem. Ela acredita que o conhecimento é fruto de uma construção derivada de uma ação e problematização significativa sobre o objeto do conhecimento. Neste sentido a avaliação se caracteriza como momento de detectar as falhas no ensino-aprendizagem para melhorar, ou seja, é impulsionadora da aprendizagem contínua.

BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos modelos epistemológicos. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, 19 (1): 89-96, jan/jun. 1994.

Palavras-Chave: Avaliação; Epistemologia; Ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário