sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Desenvolvimento da Leitura e Escrita da Criança


                                                                               SOUZA, Silene Maria.
SOUZA, Célia Margarida.
  MASFFINI, Gersina.
      
            Diariamente os alunos estão em contato com meios em que aparece a linguagem escrita e oral, seja na televisão, no radio, em muro pichado panfletos etc. Há crianças que antes de frequentar a escola já conhece e diferencia letras de números sabe onde e quando utiliza-los. Eles não sabem ler nem escrever, mas são considerados letrados. Isso quer dizer que essas crianças já construirão muitas ideias sobre a escrita apesar de ainda não compreenderem como funciona o código alfabético. Fica-se claro que a escola não e a única responsável pela alfabetização da criança.
            Ela da continuidade em um processo em que esta em andamento, as crianças observam e aprendem que a escrita serve para interação social, elas veem cartas, documentos e contas a serem pagas, recibos, cheques, adesivos, nome de rua, além disso, elas descobrem que a escrita e um instrumento de informação e entretenimento observando os jornais, revistas e gibis etc. O ato de leitura é constituído de uma série de processo cognitivo lingüístico de diferentes níveis, iniciando-se por estímulos visuais e finalizando com a decodificação e a compreensão.
            Levando-se em consideração as dificuldades apresentadas pelos alunos no que se refere à leitura e escrita, muitas vezes na educação básica existe uma grande dificuldade de interpretação como, por exemplo: as dificuldades na interpretação de perguntas diretas relativas aos exercícios propostos pelo professor, como também, de interpretação de textos, por não possuírem o hábito de leitura e, consequentemente, não terem uma visão de mundo necessária para se fazer uma análise aprofundada do texto.
            Na alfabetização tida somente como tradicional os alunos iniciam a escrita após uma serie de introdução às silabas. Já se sabe que a criança vem para escola trazendo uma bagagem variada de conhecimentos sobre a língua que se fala e escreve. É necessário desenvolver nos alunos a compreensão de que tudo aquilo que está escrito tem um significado. E que a língua que é, acima de tudo, uma atividade de descobrir, compreender e construir significados.
            A escrita é uma representação da natureza alfabética e cabe à escola ensinar a ler, a escrever e promover o desenvolvimento da s competências e potencialidades do aluno visando sua formação integral. Para que o individuo alcance um patamar elevado neste contexto, a instituição, os professores e também a família são responsáveis pelo despertar destas atividades, que dependem de recursos atraentes, atualizados e que despertem nos alunos o interesse pelo ler e escrever. A leitura se constitui como um dos avanços à busca do conhecimento sistemático e aprofundado na educação. Porém, em virtude do não desenvolvimento do hábito da leitura, encontra-se algumas dificuldades neste contexto.
            O aprendizado do ler e escrever são construídos de forma contínua. Assim, enriquece novas habilidades e novos conhecimentos, à medida que formará o aluno capaz de dominar novos textos escritos e cada vez mais complexos. Para atrair o prazer da leitura e da escrita é preciso fazer com que o aluno esteja interado ao texto, para haver um diálogo coerente entre autor e leitor.

MARUNY, Luís Curto. Escrever e ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a ler e a escrever. Porto Alegre: Artmed. Editora, 2000.

SOARES, Magda. Letramento e escolarização. São Paulo: Global, 2003.

Palavras-Chave: Leitura; Escrita; Desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário