SIQUEIRA,
Luana Martins de.
QUEIROZ,
Claudia de Moura Reis.
PAIÃO, Maria
Lúcia.
ALVES,
Rosa Maria Lemes.
Nas
escolas é possível que o educador trabalhe com jogos e brincadeiras como uma
forma de difundir os conteúdos. Para isso, é necessário a vivência, a percepção
e o sentido, ou seja, o educador precisa selecionar situações importantes
dentro da vivência em sala de aula, perceber o que sentiu como sentiu e de que
forma isso influencia o processo de aprendizagem; além de compreender que no
vivenciar, no brincar, a criança é mais espontânea. Sem dúvida, os conteúdos
que podem ser trabalhados com o uso das atividades lúdicas e a criança conseguiram
fixar um conteúdo com maios facilidade de assim desenvolver as habilidades.
O
primeiro passo para se trazer o lúdico e as brincadeiras para dentro da escola,
é o resgate da infância dos próprios educadores, a memória do que brincavam,
como brincavam, lembrar-se de uma figura especial. É um momento de humanizar as
relações, de resgatar o sentimento e lembrar como eles eram e o que sentiam
quando viviam o momento que as crianças, seus alunos, estão vivendo agora. Todo
mundo foi criança e teve essa vivência.
Com isso, considera-se que a ludicidade é de
fundamental importância para o desenvolvimento das habilidades motoras em
crianças, pois através dos jogos e brincadeiras a criança se sente estimulada.
E,
nessa nova perspectiva de se perceber o lúdico e suas contribuições para o
processo educacional, segundo os autores pesquisados, cabe aos professores,
coordenadores e diretores dedicar-se mais a ludicidade e assim o educando cada
vez mais gostará do convívio escolar já que ele irá passar uma grande parte de
sua vida. Na escola é um lugar privilegiado em que o aluno irá aprender, ser
relacionar com o outro, iniciar um processo de construção de sua identidade por
meio da diferenciação e semelhanças com outras crianças, compartilhar seus brinquedos,
aprender regras, disciplinas e consequentemente será um adulto sem maiores
problemas já que os psicólogos afirmam que toda criança que brinca a criança
desenvolve atividades rítmicas, melódicas, fantasia-se de adultos, reproduzem
desenhos, danças, inventam histórias e se transportam para o mundo imaginário.
Consequentemente essa criança será um adulto feliz.
Diante de todas essas considerações
a cerca da importância do lúdico para o desenvolvimento integral da criança, ou
seja, do ser humano é necessário que os professores e todos as pessoas que são
responsáveis pelo processo de ensino de crianças se preocupem em utilizar e
valorizar esta estratégia de ensino muito rica e que possibilita inúmeras
contribuições, e que conheçam as especificidades de cada etapa do
desenvolvimento para que se use e manuseie os brinquedos e brincadeiras mais
adequados para cada idade, porque só assim as reais necessidades da criança
serão realizadas.
SANTOS, Santa Marli Pires. O Lúdico na Formação do Educador. 5 ed.
Petrópolis: Vozes, 2004.
Palavras-Chave: Brincar; Ludicidade;
Habilidades .
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