sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A importância da Ludicidade como ensino aprendizagem


SIQUEIRA, Luana Martins de.
QUEIROZ, Claudia de Moura Reis.
PAIÃO, Maria Lúcia.
ALVES, Rosa Maria Lemes.


          Nas escolas é possível que o educador trabalhe com jogos e brincadeiras como uma forma de difundir os conteúdos. Para isso, é necessário a vivência, a percepção e o sentido, ou seja, o educador precisa selecionar situações importantes dentro da vivência em sala de aula, perceber o que sentiu como sentiu e de que forma isso influencia o processo de aprendizagem; além de compreender que no vivenciar, no brincar, a criança é mais espontânea. Sem dúvida, os conteúdos que podem ser trabalhados com o uso das atividades lúdicas e a criança conseguiram fixar um conteúdo com maios facilidade de assim desenvolver as habilidades.
          O primeiro passo para se trazer o lúdico e as brincadeiras para dentro da escola, é o resgate da infância dos próprios educadores, a memória do que brincavam, como brincavam, lembrar-se de uma figura especial. É um momento de humanizar as relações, de resgatar o sentimento e lembrar como eles eram e o que sentiam quando viviam o momento que as crianças, seus alunos, estão vivendo agora. Todo mundo foi criança e teve essa vivência.
      Com isso, considera-se que a ludicidade é de fundamental importância para o desenvolvimento das habilidades motoras em crianças, pois através dos jogos e brincadeiras a criança se sente estimulada.
          E, nessa nova perspectiva de se perceber o lúdico e suas contribuições para o processo educacional, segundo os autores pesquisados, cabe aos professores, coordenadores e diretores dedicar-se mais a ludicidade e assim o educando cada vez mais gostará do convívio escolar já que ele irá passar uma grande parte de sua vida. Na escola é um lugar privilegiado em que o aluno irá aprender, ser relacionar com o outro, iniciar um processo de construção de sua identidade por meio da diferenciação e semelhanças com outras crianças, compartilhar seus brinquedos, aprender regras, disciplinas e consequentemente será um adulto sem maiores problemas já que os psicólogos afirmam que toda criança que brinca a criança desenvolve atividades rítmicas, melódicas, fantasia-se de adultos, reproduzem desenhos, danças, inventam histórias e se transportam para o mundo imaginário. Consequentemente essa criança será um adulto feliz.
Diante de todas essas considerações a cerca da importância do lúdico para o desenvolvimento integral da criança, ou seja, do ser humano é necessário que os professores e todos as pessoas que são responsáveis pelo processo de ensino de crianças se preocupem em utilizar e valorizar esta estratégia de ensino muito rica e que possibilita inúmeras contribuições, e que conheçam as especificidades de cada etapa do desenvolvimento para que se use e manuseie os brinquedos e brincadeiras mais adequados para cada idade, porque só assim as reais necessidades da criança serão realizadas.


SANTOS, Santa Marli Pires. O Lúdico na Formação do Educador. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

Palavras-Chave: Brincar; Ludicidade; Habilidades .

Nenhum comentário:

Postar um comentário